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F�rmula 1: hist�ria favorece Schumacher no GP da Espanha

Barcelona, Espanha - A história sugere que Michael Schumacher tem tudo para vencer o Grande Prêmio da Espanha, a ser disputado, hoje, a partir das 9h. O pentacampeão mundial tem um recorde incomparável no Circuito da Catalunha e espera ser mais rápido do que nunca quando, finalmente, estreará o F2003-GA. Schumacher venceu a corrida passada, em Ímola, mas sua primeira vitória na temporada foi ofuscada pela morte, naquela manhã, de sua mãe, Elisabeth, e não houve comemoração no pódio. Mas tudo deve voltar ao normal em Barcelona, onde Schumacher venceu, ao todo, quatro vezes, sendo que subiu ao degrau mais alto do pódio nos últimos dois anos. Schumacher conseguiu marcar pontos na Espanha, nos últimos 12 anos seguidos. ?A vitória (em Ímola) mostrou que a Ferrari não está em crise e também significa que podemos encarar a próxima corrida com confiança?, disse Schumacher. A Ferrari venceu 15 das 17 corridas da temporada passada, sendo que Schumacher foi o primeiro em 11. O F2002, usado pela primeira vez no Brasil, foi derrotado apenas uma vez em 15 provas que disputou. Barcelona, uma pista bastante usada durante as férias de inverno, não apresenta surpresas para nenhuma das equipes, nem para as fabricantes de pneus. Até mesmo os novatos deverão se sentir confortáveis com o traçado. Mas a corrida deste domingo pode selar o destino de um deles, Antonio Pizzonia, da Jaguar. O brasileiro teve problemas nas quatro primeiras corridas e, a menos que mostre uma melhora considerável, corre o risco de ser substituído. A McLaren, que ainda não estreou seu novo carro, pode não ficar muito feliz com isso, mas pelo menos sua posição no topo da classificação não corre perigo. O finlandês Kimi Raikkonen, líder do campeonato, tem uma vantagem de 13 pontos sobre seu colega de equipe, David Coulthard, e de 14 sobre Schumacher. Classificação do mundial de pilotos: 1 - Kimi Raikkonen (FIN) ? 32; 2 - David Coulthard (ESC) ? 19; 3 - Michael Schumacher (ALE) ? 18; 4 - Fernando Alonso (ESP) ? 17; 5 - Rubens Barrichello (BRA) ? 14; 6 - Ralf Schumacher (ALE) ? 13; 7 - Giancarlo Fisichella (ITA) ? 10; 7 - Juan Pablo Montoya (COL) ? 10; 9 - Jarno Trulli (ITA) ? 9; 10 - Heinz-Harald Frentzen (ALE) ? 7; 11 - Jacques Villeneuve (CAN) ? 3; 12- Jason Button (ING) ? 3; e 13 - Nick Heidfeld (ALE) ? 1. +++ Estratégia da Ferrari prejudica Barrichello Barcelona, Espanha - O assunto voltou à tona em Ímola, há duas semanas, e chegou a Barcelona, onde amanhã a F-1 realiza a quinta etapa do Mundial. As trapalhadas da Ferrari nos pit stops de Rubens Barrichello. Para muito torcedor, as impressões são de que o time prejudica o brasileiro e de que boa parte da sua desvantagem para Michael Schumacher é culpa dos boxes. Mas os mecânicos ferraristas são inocentes. O problema - ou uma fração dele - é de estratégia. Levantamento inédito com o histórico de Barrichello na Ferrari revela que seus pits são em média 0s546 mais velozes que os do alemão. O que prejudica o brasileiro são os planos traçados por ele e o time. Em média, a diferença de estratégia, em relação a Schumacher, representa para Barrichello um prejuízo de 3s5 a cada prova. Uma folga que já decidiu muita corrida. Desde que chegou à Ferrari, em 2000, dez vezes o brasileiro cruzou a linha de chegada com uma desvantagem menor do que essa para o piloto à sua frente. Em sete ocasiões, esse piloto era Schumacher, vencendo um GP. Para que as estratégias pudessem ser comparadas, foram adotados dois critérios. A pesquisa levou em conta as provas em que os dois chegaram ao fim, 35, até Ímola.