loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 30/07/2025 | Ano | Nº 6021
Maceió, AL
29° Tempo
Home > Esportes

Esportes

CBF muda calendário do futebol para 2020

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta quinta-feira (3), o calendário do futebol profissional para os jogos da temporada 2020. São três as grandes novidades: a diminuição de 18 para 16 datas reservadas aos estaduais; a criação de uma Supercopa do Brasil; e a pausa dos torneios nacionais durante as datas Fifa. Entretanto, não haverá interrupção por causa da Copa América, que acontecerá na Argentina e Colômbia.

Promessa do presidente Rogério Caboclo no discurso de sua posse, em abril, os campeonatos estaduais seguem vendo sua participação ao longo da temporada diminuir: se em 2019 foram 18 datas, no próximo ano serão 16. O Rio de Janeiro, entretanto, estuda ser a exceção para implementar 17 datas - fazendo uso de uma pausa de data Fifa, embora a decisão será divulgada pela FERJ apenas no final deste mês.

Desde 2013 para cá, a diminuição dos estaduais - um pedido cada vez mais constante entre analistas e até torcedores - vem se mostrando gradual. Em 2013, por exemplo, eram 23 datas reservadas a estas competições.

Imagem ilustrativa da imagem CBF muda calendário do futebol para 2020
| Foto: Fernanda Medeiros

O impacto das seleções nos times brasileiros

Um dos pedidos enfim atendidos foi o de seguir o que se faz ao redor do mundo, de parar as disputas de clubes em meio às datas Fifa - em que seleções fazem jogos oficiais ou amistosos. No entanto, a CBF não cumpriu integralmente com o cenário visto como ideal.As competições serão interrompidas nas datas Fifa, mas com uma exceção: o período da Copa América, que vai abater o corte de um mês entre 12 de junho e 12 de julho. Vale ressaltar, também, que 2020 é ano de Olimpíada. Os Jogos de Tóquio, no Japão, serão disputados entre 24 de julho e 9 de agosto, mas não é considerado data Fifa (ou seja, os clubes liberam os jogadores apenas se quiserem). A seleção brasileira precisa confirmar vaga dependendo de sua classificação no torneio Pré-Olímpico, que será realizado no início de 2020 na Colômbia.

Supercopa do Brasil

Uma das novidades é a recriação da Supercopa do Brasil, que vai abrir oficialmente a temporada de futebol no país. Seguindo uma tradição histórica já vista na Europa, será o confronto entre os campeões da copa contra o da liga nacional. No caso, os vigentes campeões de Copa do Brasil e Brasileirão. A data escolhida foi a última do período de pré-temporada, 19 de janeiro.Vale ressaltar que o Brasil já tentou emplacar, sem sucesso, a ideia de uma Supercopa: em 1990 e 1991, os respectivos campeões foram Grêmio e Corinthians.Férias e pré-temporadaAs férias irão ocorrer de 9 de dezembro de 2019 a 7 de janeiro de 2020, totalizando os 30 dias previstos na legislação. A pré-temporada poderá ser realizada até o início das competições estaduais, ou seja, de 8 a 21 de janeiro de 2020.Campeonatos Brasileiros A, B e CA Série A do Campeonato Brasileiro de 2020 tem seu início marcado para o dia 3 de maio, estendendo-se até o dia 6 de dezembro. Será disputado no atual formato, em pontos corridos ao longo de 38 rodadas.A segunda divisão do Campeonato Brasileiro irá de 2 de maio a 28 de novembro, continuando em sistema de pontos corridos e dando acesso a quatro equipes para a Série A do ano seguinte.Mais uma divisão que tem seu formato consolidado, com fase classificatória e a fase de jogos eliminatórios. Inicia no dia 3 de maio e vai até 8 de novembro. As quatro equipes que alcançarem a fase semifinal do campeonato ascendem à Série B de 2021.Série D estendidaO calendário de 2020 contempla uma reivindicação de clubes da Série D, que era o aumento do número de datas da competição. A competição passa a ser disputada por 64 clubes, em sua fase principal, sendo precedida por uma fase preliminar que movimentará oito clubes.Estes serão divididos em oito chaves, com jogos de ida e volta. Os quatro melhores de cada grupo se classificam para a segunda fase, totalizando 32. Estes se enfrentam em confrontos eliminatórios até a definição do campeão.Desta forma, a competição passa de 16 para 26 datas. O início será no dia 3 de maio e a final em 22 de novembro.Copa do BrasilAs oito fases da Copa do Brasil serão distribuídas em 19 datas, de 5 de fevereiro a 16 de setembro. Os clubes participantes da Libertadores entrarão a partir das oitavas de final, como tem ocorrido desde 2013. Um grande acerto deste ano será consolidado: as finais da Copa do Brasil foram antecipadas para setembro, a fim de evitar conflito com a fase decisiva do Campeonato Brasileiro e das copas continentais.

Relacionadas