Série A
No olho do Furacão!
CSA encara o Athletico, na Arena da Baixada, pensando apenas em vencer e seguir na luta contra o Z4


O CSA volta a campo neste domingo (3) e se depara com um Furacão, dos grandes! O Athletico Paranaense sabe bem utilizar o seu campo de grama sintética da Arena da Baixada – o único entre os estádios participantes do Campeonato Brasileiro – e se coloca como um dos mandantes mais complicados de ser batido dentro de casa.
Porém, o Azulão está confiante por ter vencido o Corinthians, na última rodada, por 2x1, no Estádio Rei Pelé. Deste modo, seguiu viagem para o Paraná ainda nessa sexta-feira (1) esperando se dar bem também contra outro grande clube brasileiro, campeão da Copa Sul-Americana e da Copa do Brasil em 2019.
Frente a um forte adversário, o Azulão terá que quebrar outro tabu na competição se quiser chegar ao seu objetivo. A história registra quatro confrontos entre ambos por Campeonatos Brasileiros, sendo duas vitórias do Athletico, dois empates e nenhuma vitória do CSA.
O primeiro embate aconteceu pela 2ª fase do Brasileiro em 1986, no Rei Pelé, e ficaram no 0x0. No mesmo ano e pela mesma competição, o até então Atlético-PR venceu por 1x1, no Pinheirão, em Curitiba. Em 1987, no Paraná, empataram por 1x1, na Fase Módulo Amarelo, equivalente ao 1º turno do Brasileiro daquele ano. O confronto recente ocorreu neste ano, quando o Athletico goleou o Azulão por 4x0, dentro do Trapichão.
Mas muita coisa rolou desde este último duelo, inclusive a mudança de postura da equipe frente aos adversários. O CSA conseguiu se encaixar sob o comando do técnico de Argel Fucks e já consegue vislumbrar uma escapada da queda à Série B tida por muitos como certa. Caso bata a equipe rubro-negra, o CSA (18º) poderá saltar fora do Z4 se Fluminense (17º) e Cruzeiro (18º) perderem seus jogos.
Ainda na quinta-feira (31) o volante Dawhan se recuperava de uma pancada no tornozelo e não participou das atividades com o grupo, mas viajou com a delegação na sexta e não deverá ser desfalque para o jogo. Diferentemente do lateral esquerdo Carlinhos e o volante Naldo, ambos lesionados, que permaneceram em Maceió. O polêmico goleiro Jordi também não foi relacionado para o jogo e segue de castigo pelo vídeo vazado na última semana.
Uma provável escalação do comandante Argel tem: João Carlos; Celsinho, Luciano Castán, Alan Costa e Euller; Dawhan, João Vitor e Jonatan Gómez; Apodi, Warley e Ricardo Bueno.
FURACÃO
Para encarar o CSA, o Atlhetico terá que mudar uma peça por força maior: o volante Camacho substitui o suspenso Wellington. O técnico Thiago Nunes tem ainda duas dúvidas quanto à lateral esquerda, já que Adriano sente dores e poderá não ter condição de jogar, abrindo vaga para Márcio Azevedo; no ataque, Nikão poderá perder a vaga para Marcelo Cirino por opção técnica.
A provável escalação tem: Santos; Madson, Thiago Heleno, Léo Pereira, Adriano (Márcio Azevedo); Camacho, Bruno Guimarães, Bruno Nazário; Nikão (Marcelo Cirino), Rony e Marco Ruben. Na última rodada, o Furacão arrancou um empate por 1x1 com o Internacional, no Beira-Rio. Deste modo, chega a esta 30ª rodada com 43 pontos e na 8ª posição da tabela.
Até o fechamento desta edição, a partida não estava certa para ser exibida em TV aberta ou fechada devido ao impasse da direção athleticana com os direitos de transmissão. O portal Gazetaweb.com transmitirá em Tempo Real os lances mais importantes, a partir das 17h30.
ARBITRAGEM
O dono do apito nesse jogo será Sávio Pereira Sampaio (CBF-DF), auxiliado por Daniel Henrique da Silva Andrade (CBF-DF) e José Reinaldo Nascimento Junior (CBF-DF).