loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 29/07/2026 | Ano | Nº 6277
Maceió, AL
25° Tempo
Logo Gazeta de Alagoas Logo Gazeta de Alagoas
Home > Esportes

Série A

CSA nunca perdeu do Grêmio na história do Brasileiro

Única vitória do confronto foi do Azulão: 1x0, no Brasileiro de 1975, no Estádio Rei Pelé

Ouvir
Compartilhar
Imagem ilustrativa da imagem CSA nunca perdeu do Grêmio na história do Brasileiro
-

Historicamente, o CSA é uma pedra no sapato do Grêmio. O Tricolor gaúcho ainda não conseguiu triunfar sobre o Azulão jogando pelo Campeonato Brasileiro: já são dois jogos, sendo uma vitória azulina e um empate. As equipes voltam a se enfrentar pela 31ª rodada da Série A, nesta quinta-feira (7), às 21h, na Arena, em Porto Alegre-RS.

O primeiro embate entre as equipes aconteceu no Estádio Rei Pelé, em 20 de agosto de 1975 (uma quarta-feira), na extinta Copa Brasil, equivalente ao Campeonato Brasileiro atual. Na partida válida pela primeira fase da competição nacional, o CSA venceu pelo placar mínimo, gol do atacante Ênio oliveira, aos 25 minutos do 1º tempo. Segundo o borderô divulgado à época, o Trapichão recebeu 17.356 torcedores.

Leia o resumo do jogo feito pelo Jornal Correio do Povo-RS:

O Grêmio estreou mal na Copa Brasil, sendo derrotado pelo Clube Sport Alagoano por 1 a 0, ontem à noite, no Estádio Rei Pelé, sem conseguir mostrar o seu jogo e sem corresponder ao favoritismo que lhe era atribuído. A rigor, o Grêmio só mostrou um bom futebol nos primeiros 15 minutos; depois, devido a algumas atuações realmente fracas, como as do estreante Osmar, de Nenê e Neca, a equipe gaúcha cedeu terreno e permitiu que o CSA marcasse seu golo e resistisse até o final. O Grêmio, no segundo tempo, pressionou bastante, mas nunca de maneira correta, em que pese ter perdido algumas oportunidades para marcar, o que também ocorreu com o time local, que atuou mais na base do contra-ataque.

Shorts Youtube
Play
Início das atividades para o CSA - 29/07/2026

Início das atividades para o CSA - 29/07/2026

Play
Semana sem jogos para o Galo - 29/07/2026

Semana sem jogos para o Galo - 29/07/2026

Play
Atividades no CT Noel Alves - 29/07/2026

Atividades no CT Noel Alves - 29/07/2026

Play
Jovem de 19 é preso apoós estuprar e engravidar adolescente de 12 anos em Limoeiro de Anadia

Jovem de 19 é preso apoós estuprar e engravidar adolescente de 12 anos em Limoeiro de Anadia

Play
Grave acidente deixa 4 feridos na Cambona em Maceió

Grave acidente deixa 4 feridos na Cambona em Maceió

Naquela temporada, o Azulão terminou a primeira fase do "Campeonato Brasileiro" na 7ª colocação do Grupo D, com 11 pontos. Na classificação final da Copa, o clube azulino acabou terminando no 35º lugar; o campeão foi o rival gremista, o Internacional.

O segundo confronto entre os representantes das regiões Nordeste e Sul do Brasil ocorreu nesta temporada, pela 12ª rodada, e o placar não saiu do 0x0. Antes daquele jogo, o Azulão estava desesperado por vitória e empunhava apenas seis pontos na tabela, ocupando a vice-lanterna.

Apesar do curto histórico, a partida desta quinta marcará a estreia do clube marujo encarando os gremistas dentro da casa deles, em Porto Alegre-RS. Moralmente, este bom retrospecto cai em boa hora, afinal de contas, o CSA precisa voltar a pontuar longe de Maceió para manter-se firme na luta contra o rebaixamento.

A última vez que o Azulão pontuou na casa do adversário no Brasileiro aconteceu em 15 de setembro, no 1x1 com o São Paulo, no Morumbi, pela 19ª rodada. A mais recente e única vitória azulina longe do seu território foi na 15ª rodada, em 18 de agosto, 1x0 sobre o Fluminense, no Maracanã.

O CSA ocupa a 18ª colocação na tabela de classificação, com 29 pontos. Avaí (20º, com 17), Chapecoense (19º, com 21) e Fluminense (17º, com 31) completam a zona de rebaixamento da Série A. Fora do Z4, três clubes aparecem empatados com 33 pontos: Cruzeiro (16º), Ceará (15º) e Botafogo (14º).

Relacionadas