A temporada de 2020 será de firmação do futebol nordestino no Brasil. Para o próximo ano, nas Série A e B do Brasileirão, clubes da região Nordeste representarão 25% entre todos do clubes participantes. A maior marca desde 2014.
Naquele ano, apenas três clubes disputaram a Série A, enquanto em 2020, os clubes da terrinha terão novamente quatro representantes, mantendo a marca estabelecida neste ano, agora com Ceará, Fortaleza, Bahia e Sport na elite. Na Segundona, representado por CRB, CSA, Confiança, Náutico, Sampaio Corrêa e Vitória disputarão a Série B.
A marca para 2020 se torna ainda mais expressiva quando comparada aos três primeiros anos em que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) adotou o modelo de pontos corridos para a Série A do Campeonato Brasileiro. Em 2003 e 2004, 48 clubes disputaram as duas séries principais e a Região Nordeste emplacou oito (16,6%) e nove (18,7%) e equipes nos respectivos anos.
No ano de 2005, última temporada antes da implementação dos pontos corridos também para a Série B e a estabilização do modelo de vinte clubes para ambas as divisões, o Nordeste teve apenas oito das 44 equipes, com 18,2% do total de representatividade.