app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5852
Esportes

Base pode ganhar espaço em CSA e CRB

Responsáveis pela base de Azulão e Galo monitoram jogadores para serem aproveitados no profissional em 2020

Por | Edição do dia 21/12/2019 - Matéria atualizada em 21/12/2019 às 04h00

Pensando no ritmo de competições do próximo ano, quando irão jogar pelo Campeonato Alagoano, a Copa do Nordeste, a Copa do Brasil e a Série B do Campeonato Brasileiro, CSA e CRB já estão pensando em como podem aproveitar as “promessas” das categorias de base no elenco profissional.

Como consequência da grande sequência de jogos em diversos torneios, muitos atletas acabam chegando na segunda metade da temporada com um desgaste físico alto. Esse fato resulta numa clara diminuição de rendimento da equipe. 

Além disso, utilizar alguns atletas da base pode ser uma saída na tentativa de driblar um aumento no orçamento previsto para a temporada, já que as diretorias do Azulão e do Galo desistiram de algumas negociações por conta de altos salários solicitados por jogadores.

No CRB, os jovens dos sub 20 e 17 treinam no mesmo local que a equipe profissional, no CT Ninho do Galo, na cidade da Barra de São Miguel. Ultimamente, eles têm treinado todos os dias, pois já se preparam para a Copa São Paulo de Futebol Júnior, que tem início dia 2 de janeiro.

Sobre a possibilidade de alguns atletas integrarem o elenco principal após a Copinha, o treinador Bebeto Moraes já adiantou que o técnico Marcelo Cabo recebeu alguns nomes para subirem para a categoria profissional. “O Cabo pretende subir quatro, cinco ou até mesmo seis atletas da base para trabalhar com a equipe principal”.

Bebeto também criticou a falta de calendário, que, muitas das vezes, prejudica o andamento e valorização dos atletas. “A gente sempre reclama de competição… É um número muito baixo. Apesar de ter algumas, se comparar com clubes do Sul e Sudeste, ainda é pouco”, finalizou.

Pelo lado do Azulão, algumas mudanças já vêm sendo feitas na tentativa de aumentar o nível de treinamentos. Em outubro, a categoria de base do CSA saiu da cidade de Marechal Deodoro rumo ao Tabuleiro dos Martins. Em parceria com o Instituto de Educação Física e Esportes (IEFE) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), os jovens estão passando por inovações tecnológicas em seus treinos.

“Estamos utilizando todas as dependências que a Ufal dispõe. Estamos usando o estádio, a pista de atletismo e a piscina olímpica para desenvolver a parte física. Estamos trabalhando também os doutores e mestres, diversos deles com especialidade em futebol com passagens na Europa”, explicou Omar Coelho, responsável pela base do time marujo.

Alguns jogadores azulinos subiram para o profissional recentemente, mas, assim como na equipe regatiana, o Azulão esperará o final da Copinha para apresentar um relatório com possíveis nomes para comporem o elenco de 2020.

O CSA também se prepara para jogar a Copa São Paulo de Futebol Júnior. Estando no grupo 32, com sede na cidade de Canindé, a equipe azulina somará forças contra Portuguesa-SP, Coritiba e São Bento-SP.

Mais matérias
desta edição