app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5856
Esportes

Alagoano participa pela primeira vez da São Silvestre

Após 12 anos dedicados ao esporte, essa será a primeira participação dele na grande corrida

Por debora rodrigues | Edição do dia 31/12/2019 - Matéria atualizada em 31/12/2019 às 04h00

A 95ª edição da Corrida São Silvestre, que acontece hoje (31), na cidade de São Paulo, contará com a participação do alagoano Laércio Alves, patrocinado pela Carajás. Diferentemente do ano passado, que não contou com a presença de nenhum representante do estado na maratona, desta vez, terá a estreia do corredor.

Laércio, de 40 anos, é natural da cidade de Murici/AL, 55 km distante de Maceió, e se dedica às corridas há mais de 12 anos. O atleta, diante da oportunidade de participar da grande competição não escondeu a alegria e afirmou que vai lutar por lugar no pódio. “Foram tantas corridas que disputei durante todo esse tempo, que nem consigo dimensionar. Eu ainda não acredito que vou para a São Silvestre. Por isso, tenho que trabalhar e treinar para subir ao pódio”.

O alagoano dividirá o percurso de 15 km com corredores do mundo inteiro. Nesta edição, a São Silvestre terá mais participantes que no ano passado. Se em 2018 cerca de 30 mil pessoas fizeram a inscrição, em 2020, 35 mil já confirmaram presença. Isso sem contar com aqueles que não se inscrevem, mas que correm de “penetras”.

O Brasil é o maior vencedor da categoria masculina, com 29 conquistas. No feminino, o país ocupa a terceira colocação, com cinco vitórias, atrás de Portugal (7) e do Quênia (13).

Apesar dos bons números, o Brasil vive um jejum: entre os homens, a última vitória foi em 2010, quando Marílson Gomes dos Santos recebeu a medalha de ouro. As mulheres só subiram o no lugar mais alto do pódio com Lucélia Peres, em 2006. Nas últimas edições, os brasileiros têm parado nas boas atuações dos africanos.

SOBRE A CORRIDA

Nesta edição, a largada será uma hora mais cedo por conta do horário de verão. A partir das 07h25, cadeirantes e cadeirantes com guia terão largada. Às 07h40, será a vez da Elite da categoria feminina. Por último, às 08h05, largarão Elite da categoria masculina, Pelotão C e Pelotão Geral. O percurso será de 15 km, com largada na Avenida Paulista, passando pela Avenida Pacaembu e terminando na famosa Avenida Brigadeiro.

PROJETO SUSTENTÁVEL

Em parceria com o Movimento Plástico Transforma, a organização da corrida recolherá as embalagens dos tradicionais copos de plásticos descartáveis, que são distribuídos aos corredores durante o percurso, e fará a reciclagem, transformando-os em lixeiras para coletas seletivas, que serão doadas com intuito de conscientizar sobre o descarte de lixo.

Mais matérias
desta edição