O Centro Internacional do Estudo do Esporte (CIES) divulgou, nesta terça-feira (7), um estudo que aponta os valores de mercado de jogadores atuantes no futebol europeu. Para a surpresa, o alagoano Roberto Firmino surge à frente de Neymar, como mais valioso.
Entre os brasileiros, o Top 5 é liderado por Gabriel Jesus (11º), do Manchester City, custando 115,6 milhões de euros; seguido por Roberto Firmino (14º), do Liverpool, valendo o equivalente a 111,5 milhões de euros; Richarlison (16º), do Everton, sendo valorizado a 104 mi de euros; Neymar (19º), do PSG, custa 100,4 milhões de euros; Phillipe Coutinho (27º), com 93,5 milhões de euros.
O pódio traz Mbappé, do PSG, no topo, valendo surpreendentes 265,2 milhões de euros. Na sequência, Sterling, do Manchester City, custando 223,7 milhões de euros; em terceiro vem o egípcio Salah, do Liverpool, custando 175,1 milhões de euros.
Neste ano, Lionel Messi, do Barcelona, caiu quatro posições em relação ao levantamento de 2019. Agora, o argentino do Barcelona está na 8ª colocação, custando 125,5 milhões de euros. Cristiano Ronaldo despencou para a 49ª colocação, valendo 80,3 milhões de euros.
Para chegar nestes números, o método utilizado pelo CIES levou em consideração fatores como idade, tempo de contrato com o clube, posição, minutos jogados, gols, status nas respectivas seleções e resultados do time. A análise é feita apenas entre jogadores das cinco maiores ligas da Europa: Inglaterra, Alemanha, Espanha, Itália e França.