app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5852
Esportes Aos 40 anos, Souza irá defender o Murici no Alagoano

Souza retorna ao futebol alagoano

Meia vai defender o Murici até o final do Campeonato Estadual

Por jean nascimento | Edição do dia 23/01/2020 - Matéria atualizada em 23/01/2020 às 06h00

O bom filho à casa torna, neste caso, o bom filho ao futebol do seu estado torna. Aos 40 anos, o meia Souza está de volta a Alagoas, após 18 anos, para disputar o Estadual pelo Murici. Revelado no CSA em 1998, o maceioense participou da campanha do tetracampeonato alagoano do Azulão, que iniciou-se em 1996 e terminou em 1999. Além do Estadual, ele esteve presente na campanha da Taça Conmebol de 1999. 

Após as boas atuações com a camisa azulina, Souza despertou interesse de grandes clubes brasileiros e a primeira parada foi o Botafogo-RJ. Na Estrela Solitária foi inscrito no Torneio Rio-São Paulo não conseguiu corresponder as expectativas criadas e não se firmou e disputou apenas dois jogos. Chegou ao Libertad-PAR e também não obteve sucesso. Foi então na Portuguesa Santista que o meia reencontrou o bom futebol, conquistou o título paulista do Interior em 2003, o que o credenciou a vestir novamente a camisa de um grande clube brasileiro: o São Paulo Futebol Clube. 

O alagoano desembarcou no Morumbi e deu início à grande trajetória pelo Tricolor. Conquistou o bicampeonato brasileiro em 2006 e 2007, também levantou a taça do Paulistão em 2005. Por sinal, 2005 foi um ano mágico para Souza. Na temporada o meia atingiu o ápice da carreira no futebol, ganhou a América do Sul e o Mundo: o Tricolor foi campeão da Libertadores e derrotou o Liverpool na final do Mundial. Após quase cinco anos no Tricolor Paulista, ele decidiu alçar voos ainda maiores. 

As ótimas atuações e grandes conquistas no clube paulista, o levaram a Europa. Foi com a camisa do Paris Saint-Germain que Souza desfilou seu bom futebol nos gramados europeus. No clube francês, o meia alagoano disputou 13 jogos e conquistou a Copa da Liga Francesa. Ainda em 2008, o jogador decidiu retornar ao futebol brasileiro para defender outro tricolor, o Grêmio. 

No Tricolor Gaúcho, Souza disputou 93 partidas e marcou 25 gols durante três temporadas (2008, 2009 e 2010). No clube porto-alegrense, Souza foi campeão gaúcho e conquistou o torneio amistoso Taça Fronteira da Paz. Após perder espaço, o jogador se mudou para o Rio de Janeiro e passou a vestir a camisa do Fluminense, onde conseguiu novamente ter sequência e disputou 49 jogos marcando cinco gols entre 2011 e 2012. Acumulando os títulos da Taça Guanabara e o Campeonato Carioca em 2012. 

Ainda na temporada 2012, foi emprestado ao Cruzeiro onde entrou em campo 31 vezes e assinalou um tento. Ao final da temporada, Souza deixou a Raposa e se transferiu para a Portuguesa-SP. Na Lusa, ele disputou o Paulistão Série A2, a segunda divisão do futebol paulista e conquistou a competição em 2013. 

O meia passou ainda pelo Ceará em 2014, onde foi campeão cearense e também conquistou a Copa dos Campeões Cearenses. Já em 2015, retornou ao futebol gaúcho e o Passo Fundo-RS foi seu destino para disputar o Gauchão. Ele chegou a ser emprestado ainda ao Caxias mas não jogou. Em 2017, mais um título pra conta: foi campeão estadual pelo Brasiliense. Ficou na capital federal até 2018 e à época, o jogador chegou a cogitar um retorno ao CSA, porém a negociação não foi concretizada. Seu último clube foi o Bagé-RS, em 2019, onde jogou três partidas.

*Sob supervisão da editoria de Esportes.

Mais matérias
desta edição