app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Esportes

Jogadores utilizam quarentena para manter forma física

Zagueiro Leandro Souza, do CSA, e atacante Erik, do CRB, estão adaptando treinos em casa

Por debora rodrigues | Edição do dia 24/03/2020 - Matéria atualizada em 24/03/2020 às 04h00

A pandemia da COVID-19 ganhou força no Brasil durante as últimas semanas e se alastrou por todas as regiões do país. Apesar dos números em Alagoas ainda serem pequenos, o os serviços foram suspensos por meio de um decreto do governo estadual, mas, antes disso, o Campeonato Alagoano já estava parado e a maioria dos clubes decidiu por suspender as atividades também.

Com isso, os preparadores físicos de CSA e CRB montaram treinamentos para que os atletas pudessem continuar preparados fisicamente. Com academias e centros de treinamento fechados, restou fazer uma adaptação.

Caio Gilli, preparador físico do Azulão, conta que para os azulinos foram colocadas atividades internas e externas.

“Eu tentei adaptar os treinos para ambientes internos e como Maceió tem praia, algumas coisas davam para ser feitas nas praias fiz também para ambientes externos, pois de acordo com as ordens governamentais as academias também foram fechadas”, comentou.

Ainda sobre os treinos passados, Caio disse que a intenção é que os atletas mantenham a forma física ou tenham poucas perdas.

“As atividades foram para buscar as capacidades de força, já que períodos de paralisação assim favorecem esse tipo de treino, mas acima de tudo servem para manter a forma’’.

Ele ainda falou que acompanha a rotina dos jogadores por meio de um aplicativo disponibilizado pelo clube e irá aguardar os acontecimentos da pandemia durante esta semana para decidir o que será realizado.

O zagueiro Leandro Souza, contou que segue as orientações passados pela equipe médica. “É um período de quarentena, mas, para nós atletas, não é um momento de ficar parado. Tenho intensificado muito a parte física nestes últimos dias. Venho trabalhando isso e fazendo tudo de acordo com que o departamento físico tem passado”.

No lado regatiano não é diferente, o preparador físico Leonardo Cupertino também orientou os jogadores a realizarem treinos em suas residências para que não haja perdas grandes ao retornar aos clubes, tendo em vista que o Regatas aumentou o tempo de paralisação e deverá retornar as atividades apenas no dia 5 de abril.

Neste momento é normal que o atleta saia ‘um pouco do foco’, já que eles aproveitam para dar uma relaxada após a rotina pesada de treinos no início de temporada. Visando isso, Léo Cupertino disse que foram passados atividades que possam ser adaptadas.

“Foi passada uma rotina de treinamentos para que eles se adaptem ao espaço que tem em suas casas visando trabalhos funcionais, trabalhos de fortalecimento resistidos’’, disse ele.

Bem como acontece no CSA, o preparador disse que a intenção maior é trabalhar a força de cada atleta, mesmo em condições diferentes das que existem no CT.

“Visando também o objetivo maior que é o trabalho de força, mesmo que seja no próprio piso pois alguns não dispõem de aparelhos para ajudá-los’’, conta.

Ele falou ainda que vem acompanhando cada atleta através de mensagens e passando todas as orientações necessárias.

“Acompanho cada um deles e passo os comandos no privado. Foram passados quatro tipos de treinamentos, incluindo exercícios cardiovasculares também caso possam realizar para mantê-los em atividade e não prejudicar a saúde deles e que o mais rápido possível possamos retornar aos treinamentos’’, finalizou.

Atacante do CRB, Erik, é um dos jogadores que está aproveitando a estrutura de seu prédio e realizando atividades na academia, ele falou inclusive que os exercícios ajudam a ocupar a mente neste momento de paralisação.

“A rotina de treinos tem sido intensa desde o primeiro dia da quarentena. Tenho feito exercícios diários, em alguns momentos em dois turnos, para me manter bem neste sentido. Estou focando muito nesses trabalhos, até porque ocupa a mente de todos nós”, disse o atacante do Galo.

Mais matérias
desta edição