A Federação Alagoana de Futebol (FAF) anunciou, na noite da última terça-feira (14), que decidiu prorrogar a paralisação do Campeonato Alagoano até o dia 30 deste mês. A medida de suspender por mais dez dias o Estadual é para conter o avanço do novo coronavírus (Covid-19) em Alagoas.
A competição havia sido suspensa pela primeira vez, no dia 16 de março, por 15 dias. Mas o aumento dos casos da doença impossibilitou a volta e, por isso, a FAF resolveu estender o prazo até o dia 20 deste mês. A decisão publicada nessa terça, agora prorroga por mais dez dias.
Na divulgação da nota, a FAF afirmou que segue em contato direto com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Liga Nordeste, além de manter uma rede informações ligadas à Secretaria do Estado de Saúde (Sesau), que monitora os casos de coronavírus em Alagoas.
Além da Série A do Campeonato Alagoano, a FAF também prorrogou a suspensão das competições de base em todo o Estado, bem como impediu o início de novos torneios de futebol.
No Ato da FAF, o presidente Felipe Feijó destaca: “Considerando a permanência do quadro de pandemia do atual coronavírus (Covid-19) no território nacional, com atenção especial aos efeitos no Estado de Alagoas; considerando que a Federação Alagoana de Futebol vem, diuturnamente, colhendo informações junto à Secretaria Estadual de Saúde/AL, além de manter contato com a CBF, Liga do Nordeste, clubes, dentre outros envolvidos com a prática e gestão do futebol, com o intuito de lastrear suas decisões; considerando ser imprescindível aprimorar o planejamento desta entidade, dos clubes filiados, colaboradores, parceiros, patrocinadores, em relação às atividades relacionadas ao calendário de prática esportiva nas diversas categorias, resolveu prorrogar a suspensão de realização das partidas do Campeonato Alagoano Smile 2020 até 30 de abril do corrente ano, momento em que se fará nova avaliação quanto às condições e prazo para retorno da competição, assim também em relação às competições de base".
AÇÕES DE ENFRENTAMENTO
A FAF também tem adotado medidas para minimizar os impactos da Covid-19 na vida das pessoas que dependem diretamente da realização dos jogos. “A federação afirmou que continuará pagando os árbitros mesmo sem a realização das partidas do Estadual.
Além disso, a entidade fez a distribuição de cestas básicas para vendedores ambulantes que trabalham no Estádio Rei Pelé em dias de jogos e que estão sem renda no momento. Funcionários e colaboradores da Federação Alagoana também receberam doações.
ALVINEGRO
O ASA foi o primeiro a anunciar que suspenderia contratos com jogadores e comissão técnica até o retorno da competição estadual. Essa foi uma medida tomada pela diretoria para conter gastos durante esse período sem arrecadação por conta da ausência de jogos.
Luiz Fernando, atacante do Alvinegro, estava no grupo que foi dispensado pelo Fantasma, mas, antes dos ganhos financeiros, ele afirmou que é preciso pensar na saúde, para que todos possam voltar aos trabalhos com segurança.
"Sabemos do tamanho do problema que estamos enfrentando neste caso do coronavírus e sabemos das proporções. Acho que o momento é cuidar da saúde, cuidar do próximo e esperar essa pandemia passar. Só assim conseguiremos retomar os trabalhos para fazermos o que gosta. Mas, hoje, saúde e cuidado precisam ser prioridades", disse.
Ele se mostrou otimista com relação à volta do Campeonato Alagoano no próximo mês e, por isso, tem treinado a parte física em São Paulo, onde preferiu passar a quarentena, ao lado da família. "Enquanto essa pandemia não passa, estou fazendo os meus treinos em casa sozinho e procurando manter o físico bom para voltar bem fisicamente. Temos jogos duros ainda pela frente no Alagoano", finalizou.
* Sob supervisão da editoria de Esportes.