app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5883
Esportes Liga formalizou o fim do Campeonato Francês e declarou campeão 2019/2020 o PSG de Neymar

Liga encerra Campeonato Francês e declara PSG campeão

Ficou decidido que a competição não será retomada

Por GLOBOESPORTE.COM | Edição do dia 01/05/2020 - Matéria atualizada em 01/05/2020 às 04h00

Em votação com seus membros nessa quinta (30), a Liga de Futebol Profissional da França (LFP) formalizou o que estava praticamente decidido: o Campeonato Francês 2019/20 não será retomado. Assim, declarou o Paris Saint-Germain campeão da temporada interrompida em 8 de março por causa da pandemia do novo coronavírus.

É o terceiro título seguido da equipe de Neymar, o nono da história do clube. O presidente Nasser Al-Khelaïfi dedicou a conquista aos profissionais de saúde: “Gostaríamos de dedicar este título da Ligue 1 2019/2020 à equipe de saúde e a todos os heróis da linha de frente, cujo compromisso e autossacrifício por muitas semanas conquistaram nossa mais profunda admiração. Entendemos, respeitamos e apoiamos as decisões tomadas pelo governo francês para encerrar o campeonato. A saúde, como o governo sempre disse, deve ser a prioridade de todos”.

Foi credenciado ao Olympique de Marselha o 2º lugar, classificando o time diretamente para a fase de grupos da próxima Liga dos Campeões da Europa. O Rennes ficou em 3º, garantindo pela primeira vez na sua história uma vaga na Champions, ainda que na fase preliminar. Só duas equipes foram rebaixadas, Amiens e Toulouse, e duas sobem, Lorient, campeão, e Lens, vice.

Como a competição foi interrompida na 28ª rodada e só PSG e Strasbourg não conseguiram se enfrentar no dia 8 de março, sendo que essa diferença não afetaria quaisquer das partes-chave da classificação final, o critério de pontos por jogo foi aplicado e praticamente replicou a classificação de quando o calendário parou.

Mais matérias
desta edição