Na última semana, a Fifa aprovou o aumento de substituições de jogadores nos jogos, até o final de 2020, passando de três para cinco. Em entrevista à Rádio Maceió 1020 AM, na manhã dessa quinta-feira (14), o técnico do CRB, Marcelo Cabo, avaliou que esta mudança trará benefícios para os treinadores que são mais estrategistas.
"Não vamos precisar fazer as cinco alterações obrigatoriamente, mas acho super válido. Então, isso vai fazer com que o treinador tenha mais estratégias de jogo. O técnico que gosta de ser mais estrategista, se beneficiará com as cinco substituições. Vai de cada profissional", avaliou.
Durante a entrevista, Cabo também avaliou como está sendo feito o “home training” com o elenco regatiano. "Ontem (quarta) tivemos o ‘home training’, através das ferramentas que estamos usando neste momento. Realizamos treino de parte tática e defensiva. É algo que já havíamos implementado até antes da parada por conta da pandemia", disse.
O treinador do Regatas ainda explicou que, na volta dos treinamentos presenciais, já tem novas ideias a serem implantadas.
Além disso, ele também avaliou como foi a primeira sessão utilizando a nova ferramenta. "Me senti muito satisfeito por tudo ter dado certo. Quando se faz um trabalho desses pela internet, se tem uma preocupação com a conexão da internet e que a plataforma esteja com tudo em ordem. E deu tudo certo", afirmou.
O técnico do CRB explicou como acontecem os treinamentos. O elenco, composto por 30 atletas, é dividido em dois grupos: o primeiro às 15h30, e o segundo, às 17 horas. "Ministrar uma aula virtual para todos esses jogadores e controlar todos eles é uma tremenda dificuldade. Até mesmo quando o preparador físico Tiago Melsert vai fazer seu trabalho físico, é preciso estar muito atento às correções", comentou.
Que o CRB estava vindo em uma crescente, isso não é novidade. Após o susto no início da temporada, com duas derrotas seguidas, o Galo conseguiu se reerguer, melhorando dentro de campo a cada partida. Antes da pausa, o time vinha de três vitórias em sequência em três competições distintas. Cabo admite que o time perdeu bastante com essa parada, mas que o grupo conseguirá dar continuidade no rendimento dentro e fora de campo.
"Quando paramos, por conta da pandemia, o CRB estava há três jogos invictos e sem tomar gols em todos eles. Em questão de perda, o Galo teve bastante. Estamos há quase 60 dias sem treinamento presencial, então, vamos ter que começar tudo de novo. Nivelou tudo. A equipe estava bem estruturada e vai dar continuidade", concluiu Cabo.
* Sob supervisão da editoria de Esportes.