app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5884
Esportes Contra racismo, clubes brasileiros – como o Grêmio – homenagearam jogadores negros nas redes sociais

Clubes homenageiam jogadores negros

Perfis oficiais de times de futebol do Brasil usaram as redes sociais para apoiar a luta contra o racismo

Por GLOBOESPORTE.COM | Edição do dia 02/06/2020 - Matéria atualizada em 02/06/2020 às 04h00

Perfis oficiais de times de futebol do Brasil usaram as redes sociais para apoiar a luta contra o racismo. Nessa segunda (1º), eles lançaram uma corrente relembrando jogadores negros que fizeram história vestindo a camisa de cada um dos clubes. O Vasco, por exemplo, citou Barbosa, Odvan e Jorginho Carvoeiro.

Athletico-PR, Ceará, Botafogo, Coritiba, Fluminense, Corinthians, Fortaleza, Grêmio, Internacional, Paraná, Paysandu, Bahia, Santos São Paulo e outros também se manifestaram em suas redes sociais.

As campanhas anti-racismo estão ganhando cada vez mais voz após a morte de George Floyd em Minneapolis. A revolta pela atuação no caso tirou os americanos do isolamento social juntou multidões em 15 estados e mais de 140 cidades e tem movimentado as redes sociais.

A corrente entre os clubes funciona assim: um time é desafiado a citar jogadores negros que marcaram sua trajetória. Ao responder, a corrente é passada adiante para outros três clubes, que devem fazer o mesmo e usar a #VidasNegrasImportam.

CASO GEORGE FLOYD

O americano George Floyd, 40 anos, que sofria de doença arterial coronariana e cardíaca hipertensiva, morreu asfixiado por um policial em Minneapolis, no estado americano de Minnesota. O oficial ficou por 8 minutos e 46 segundos pressionando o pescoço do homem negro com o joelho. Imagens foram divulgadas da brutalidade e, posteriormente, o policial acabou preso.

Desde o início da semana, protestos ganham força em Minneapolis. Diversas personalidades também se manifestaram nas redes sociais.

Mais matérias
desta edição