app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Esportes Gianni Infantino durante entrevista coletiva, após reunião do conselho da Fifa

Eliminatórias da Copa 2022 iniciam em setembro

Fifa oficializou na quinta (25) mudanças em seu calendário por conta da pandemia do novo coronavírus

Por GLOBOESPORTE.COM | Edição do dia 27/06/2020 - Matéria atualizada em 27/06/2020 às 04h00

A Fifa oficializou na quinta (25) mudanças em seu calendário por conta da pandemia do novo coronavírus. O presidente Gianni Infantino anunciou em entrevista coletiva que está confirmado para setembro o início das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022 na América do Sul e na Europa, que iniciariam a disputa em março.

Os outros continentes e confederações começarão a briga por vagas no Mundial com atraso. A entidade também preferiu já adiar a repescagem das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022 – que serão realizadas em junho daquele ano, e não mais em março, como era previsto. O sorteio dos grupos do Mundial do Catar foi remarcado para o fim de abril e ocorrerá antes da repescagem. A Copa está marcada para dezembro de 2022.

Desta forma, a Data Fifa de setembro só contará com jogos de seleções da Conmebol e da Uefa. Nenhuma das eliminatórias terá sua fórmula de disputa e número de jogos alterados, a princípio. Para permitir isso, a Fifa estenderá algumas janelas para acolher uma maior quantidade de partidas por pausa no calendário.

As janelas de outubro e novembro estão mantidas para todas as confederações e serão estendidas em um dia cada na Europa, permitindo três jogos entre as seleções neste intervalo, em vez de dois. A Data Fifa de junho de 2021, por sua vez, terá sete dias a mais de duração nas Américas Central e do Norte, África, Ásia e Oceania. Isso permitirá a realização de quatro jogos por cada clube.

As eliminatórias sul-americanas e europeias para a Copa do Mundo de 2022 começariam na segunda semana de março – quando a pandemia do novo coronavírus ganhou força em boa parte do mundo.

Mais matérias
desta edição