Esportes
Azulão e Galo decidem o título pela 5ª vez seguida
CSA larga na frente como maior campeão do Estado, com 39 títulos, enquanto o CRB soma 30 troféus


É dia de Clássico das Multidões! A grande final que vem sendo repetida desde 2016 no Campeonato Alagoano acontecerá novamente em 2020. CSA e CRB entram em campo às 21 horas desta quarta-feira (5), no Estádio Rei Pelé, para decidirem pela quinta vez consecutiva quem levantará a taça de campeão estadual.
O retrospecto mostra que no total são 497 duelos entre o Azulão do Mutange e o Galo da Praia. Com a rivalidade ainda mais acirrada nos últimos anos, as decisões têm mostrado equilíbrio. Afinal, são dois títulos para cada um nas últimas quatro temporadas.
O CSA larga na frente como maior campeão do Estado, com 39 títulos, enquanto o CRB soma 30 troféus, sendo o segundo maior detentor. Destes títulos, a última vez que o torcedor regatiano gritou “é campeão!” foi em 2017, quando o Galo chegou justamente à marca de 30 conquistas. Já o Azulão faturou a competição na temporada passada, alcançando o seu 39º troféu.
GALO
No cenário atual, com a vaga conquistada na última segunda-feira (3), ao eliminar o ASA na semifinal do Alagoano, o Galo chega a sua nona decisão consecutiva. O pontapé inicial para este número foi dado em 2011, quando o clube chegou à final da Série C do Campeonato Brasileiro. Coincidentemente, o ano marcou a estreia de Marcos Barbosa como mandatário do Regatas. Nos anos seguintes, o Galo acumulou oito decisões de Estaduais conquistando cinco delas.
AZULÃO
O CSA “ressurgiu das cinzas” nos últimos anos, mais especificamente em 2016, quando o presidente Rafael Tenório assumiu a presidência. Com uma caminhada meteórica no Campeonato Brasileiro, o time azulino alcançou a Série A do Brasileirão. Saindo da Série D em 2016 e alcançando a Primeira Divisão Nacional em 2019.
Antes, porém, em 2013, no ano do seu centenário, o clube marujo chegou à decisão do Alagoano, após cinco anos, e perdeu para o CRB.
Nas temporadas seguintes foram cinco finais jogadas, sendo quatro decisões de Estadual. Dentre as finais disputadas, está a do Campeonato Brasileiro da Série C em 2017, onde o Azulão sagrou-se campeão nacional pela primeira vez em sua história, ao bater o Fortaleza, e tornou-se o único clube alagoano a conquistar tal feito.
* Sob supervisão da editoria de Esportes.