O CRB reencontra, nesta segunda-feira, feriado de 7 de setembro, um velho conhecido dos últimos dias: o Cruzeiro. As duas equipes que disputaram a vaga na quarta fase da Copa do Brasil, com o Regatas levando a melhor, terão um novo confronto, desta vez pela Série B do Campeonato Brasileiro.
A bola rola às 20 horas, no Mineirão, pela oitava rodada da Segundona. A partida marca o primeiro confronto entre os dois clubes no atual formato do Campeonato Brasileiro.
Virando a chave para outra competição nacional, os dois clubes vivem momentos diferentes. Apesar de ter desperdiçado a vitória contra o Sampaio Corrêa e, consequentemente, a chance de entrar no G-4, na última quarta (2) – o jogo terminou empatado por 2 a 2 –, o Galo vive uma boa fase no Brasileiro e ocupa a sexta posição com 12 pontos. Já o time celeste, está à beira da zona de rebaixamento, na 16ª colocação, com apenas quatro pontos.
Enquanto o Galo da Praia empatou com a Bolívia Querida pela sétima rodada, o Cruzeiro perdeu para o Brasil de Pelotas, por 1 a 0, também na última quarta, no Bento de Freitas, em Pelotas-RS.
Apesar disso, o time alvirrubro mantém viva a chance de entrar na zona dos quatro melhores da Série B, na oitava rodada, caso vença o duelo em Minas Gerais e haja uma combinação de resultados, de ao menos Chapecoense e Operário-PR. A Chape tem pela frente o clássico contra o Avaí, neste domingo (6). Já o Fantasma, recebe o Guarani, neste sábado (5), no Germano Krüger.
A Raposa precisa vencer para se distanciar do Z-4. Caso derrote os alagoanos, o time pode subir até três posições na tabela e alcançar a 13ª colocação. Porém, um resultado negativo significa a descida para a zona dos quatro piores do Segundona nacional. Em caso de empate, o CRB não entrará no G-4 e o Cruzeiro pode subir uma posição, bem como, a depender dos resultados de Guarani e CSA, descer para a zona de rebaixamento.
Até o fechamento desta edição, não haviam definições quanto às prováveis escalações de CRB e Cruzeiro.
HISTÓRICO
Pela história do confronto entre alagoanos e mineiros, a Raposa leva vantagem com quatro vitórias nos oito jogos disputados por ambos. O Galo venceu o clube de BH apenas uma vez, justamente nesta temporada, no jogo de ida pela terceira fase da Copa do Brasil, em março, por 2 a 0, no Mineirão. Além disso, os dois times acumulam três empates.
ARBITRAGEM
O experiente Heber Roberto Lopes (CBF-SC) comanda o quarteto de arbitragem para o duelo desta segunda. Ele terá como auxiliares Luciano Roggenbaum (CBF-PR) e Gizeli Casaril (CBF-SC). Como quarto árbitro está o mineiro Gabriel Murta Barbosa Maciel.
* Sob supervisão da editoria de Esportes.