O Campeonato Inglês começa neste fim de semana e trará importante mensagem estampada nos uniformes de jogadores e equipes de arbitragem: “Sem espaço para racismo” (“No room for racism”, no original). Os capitães de 20 equipes da Premier League concordaram nessa quinta (10) em estampar o emblema nas mangas ao longo de toda temporada 2020/21, em ato inédito.
Segundo a Premier League, o emblema será um lembrete do compromisso de atletas, equipes técnicas, arbitragem e demais profissionais da liga em erradicar o racismo. A atitude é inspirada na iniciativa de trocar o nome dos jogadores pela mensagem “Black Lives Matter” (“Vidas negras importam”) na volta do Campeonato Inglês após a paralisação.
“Nós, nossos clubes, jogadores e árbitros temos um compromisso de longa data com o combate à discriminação. Os jogadores têm, com razão,uma voz forte sobre este assunto, o que vimos na temporada passada. Continuamos a falar e ouvir os jogadores sobre este assunto e iremos apoiá-los, bem como continuar a enfatizar a posição da Premier League contra o racismo. A discriminação em qualquer forma, em qualquer lugar, é totalmente inaceitável e o “No Room For Racism” torna clara nossa postura de tolerância zero.Não vamos ficar parados nesta questão importante e vamos continuar a trabalhar com os nossos clubes, jogadores e parceiros para resolver todos os comportamentos preconceituosos”, afirmou Richard Masters, CEO da Premier League.