Esportes
Família Real Britânica parabeniza Hamilton
Piloto conquistou o heptacampeonato mundial de Fórmula 1, após a vitória no GP da Turquia, no domingo (15)


“Parabéns por ter igualado o recorde de sete vezes vencedor do título mundial da F1, Lewis Hamilton junto com um número recorde de vitórias em corridas, que conquista incrível!” A Família Real Britânica postou em suas redes sociais uma mensagem na qual parabenizou Lewis Hamilton pelo heptacampeonato mundial de Fórmula 1, alcançado após a vitória no GP da Turquia, no domingo (15). Com o triunfo, Hamilton igualou o número de títulos de Michael Schumacher.
Existe uma grande polêmica pelo fato de Hamilton jamais ter recebido a honraria de cavaleiro do Império Britânico, concedida a pessoas com relevância na sociedade local. Quatro representantes da F1 já ganharam o título: os ex-pilotos Jackie Stewart e Stirling Moss (este que nunca foi campeão) e os fundadores da equipe Williams, Frank Williams e Patrick Head.
O debate se estendeu às redes sociais, e os que não concordam com a concessão da honraria alegam que Hamilton não manteve residência fixa no Reino Unido e foi para Mônaco a fim de evitar a carga tributária do país. Por outro lado, campeões como Nigel Mansell e Jenson Button moram em paraísos fiscais e não recebem esse questionamento regular. Há os que veem racismo no fato de Hamilton, único piloto negro da F1 em todos os tempos, não ter recebido o título de cavaleiro.
Hamilton não costuma se manifestar sobre o tema, mas, após a conquista do hepta, comentou: “Penso em pessoas como meu avô, que serviu na guerra, penso no Sir. capitão Tom (Moore)”, disse, numa citação ao ex-soldado de 100 anos que levantou mais de 32 milhões de libras para o Serviço Nacional de Saúde britânico durante a pandemia da Covid.