app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Esportes Velório de Maradona na Casa Rosada teve tumultos e intervenção da tropa de choque, nessa quinta-feira (26)

Fãs e polícia entram em confronto durante velório

Corpo de Diego Maradona foi velado na Casa Rosada e sepultamento foi no cemitério Jardin de Bella Vista

Por GLOBOESPORTE.COM | Edição do dia 27/11/2020 - Matéria atualizada em 27/11/2020 às 04h00

O corpo de Diego Armando Maradona estava sendo velado desde o começo da manhã dessa quinta (26) na Casa Rosada, sede do governo da Argentina, e atraiu uma imensa multidão. O fim oficial do velório estava previsto para as 16h e chegou-se a anunciar que seria estendido até as 19h para que mais admiradores pudessem participar. No entanto, à tarde, muitos foram impedidos de entrar na fila, iniciando tumultos pelo centro de Buenos Aires.

Por volta das 15h45 houve uma situação de descontrole em que muitos torcedores entravam no palácio e a polícia interveio, bloqueando a passagem. Pessoas começaram a subir pelas grades da Casa Rosada e bombeiros jogaram água para impedir. A imprensa local afirma que gás lacrimogêneo foi lançado dentro do palácio. O caixão de Maradona foi retirado da área da capela por motivo de segurança.

Também à tarde imagens ao vivo mostravam confrontos entre torcedores e a polícia na Avenida 9 de Julho, uma das principais da cidade. Desde as primeiras horas, a entrada do público no local foi marcada por pequenos tumultos por causa da grande quantidade de pessoas.

Quando o acesso à fila foi fechado, no começo da tarde, novos incidentes entre admiradores inconformados por não poderem participar do velório e a polícia foram observados nos arredores da sede do governo argentino.

Por volta das 7h30, houve um princípio de confronto entre a polícia e torcedores que foi controlado. Algumas grades que cercam a Casa Rosada chegaram a ser arremessadas por torcedores. Muitos tentavam entrar ao mesmo tempo no local, mas o fluxo foi controlado na porta do palácio presidencial. Dentro do palácio, fãs emocionados jogaram flores e camisetas sobre o caixão fechado e coberto pela bandeira da Argentina e camisas da seleção e do Boca Juniors.

O presidente Alberto Fernández declarou luto oficial de três dias. Ele e sua vice, Cristina Kirchner, também participaram do velório.

O enterro foi nesta quinta (26), no cemitério Jardin de Bella Vista. Muitos torcedores seguiram reunidos em frente à Casa Rosada mesmo após o fim do velório, esperando o cortejo.

Mais matérias
desta edição