Um ex-jogador do CSA marcou história no futebol de 2020. O atacante Patrick Fabiano, que jogou no Azulão em 2019, marcou oito gols na vitória por 9 a 1 do seu time, Al Salmiyah, contra o Al Tadhamon, pelo Campeonato do Kuwait. Pelo feito, a Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS, na sigla em inglês) concedeu ao jogador o recorde de maior número de gols marcados em uma partida em 2020.
A premiação da IFFHS de maior artilheiro de um só jogo leva em conta apenas gols marcados em partidas de primeira divisão nacional pelo mundo. Segundo a federação de estatísticas do futebol, Patrick Fabiano conseguiu "uma das melhores marcas individuais da história".
De acordo com a IFFHS, o maior recorde de gols em uma só partida registrada pela Federação aconteceu em 1962. O argelino Hacène Lalmas marcou 14 gols na vitória por 18 a 0 do Ruisseau sobre o Birtouta. Apenas 17 jogadores foram registrados ao marcar oito gols em uma partida, com o português Fernando Peyroteo aparecendo duas vezes na década de 1940.
Pelo CSA, Patrick Fabiano disputou 24 jogos e marcou nove gols enquanto estava emprestado pelo Al Salmiyah. No time azulino, Patrick ainda se sagrou campeão alagoano de 2019.
O atacante tem dupla nacionalidade e já defendeu a seleção do Timor-Leste, onde anotou dois tentos em nove aparições.
* Sob supervisão da editoria de Esportes.