O início de temporada do CSA é de arrancar o sorriso do torcedor. Em três partidas pelo Campeonato Alagoano – sendo duas com a equipe principal e uma com o time sub-20 –, o ataque do Azulão conseguiu balançar as redes adversárias nove vezes e conseguiu o seu melhor rendimento no início do Estadual em sete anos.
Apesar do empate sem gols na estreia contra o Murici, quando atuou com um escrete alternativo, o time marujo goleou o Jaciobá fora de casa, por 4 a 1, no primeiro desafio do elenco principal e, posteriormente, massacrou o CEO pelo placar de 5 a 0, na sua última entrada em campo. Assim, o setor ofensivo do Azulão superou o desempenho dos três primeiros jogos do campeonato desde 2014, quando anotou dez tentos.
Desde então, a média de gols da equipe maruja na abertura do torneio ficou em torno de seis. Porém, o time teve um rendimento destoante em 2016 e 2018, quando marcou oito vezes e, com isso, ficou acima da faixa mediana durante o período.
FARO DE GOL
Após a saída de Paulo Sérgio, a principal referência do ataque azulino na última temporada, a diretoria alviceleste foi ao mercado para preencher a grande lacuna e apostou todas as suas fichas em Guilherme Dellatorre. O centroavante não se intimidou com a pressão do desafio e se encaixou perfeitamente no Azulão.
Nos três primeiros jogos com a camisa maruja, o avançado anotou quatro tentos – três pelo Estadual e um pela Copa do Nordeste – e detém atualmente a impressionante média de 1,33 gol por partida. Com isso, Dellatorre detém a liderança isolada do ranking de melhores marcadores do Alagoano.
O início avassalador do camisa 9 do Azulão já superou todo o seu desempenho em 2020, quando balançou as redes em apenas três oportunidades pelo Brasil de Pelotas. A torcida maruja espera que a boa fase se perdure para a equipe continuar se sobressaindo no restante da temporada.
DEFESA FIRME
“Ataques ganham jogos, defesas ganham campeonatos”. A grande máxima utilizada em vários esportes coletivos pode significar muita coisa lá na frente para o Azulão. Além dos grandes resultados entregues pelo setor ofensivo nesta reta inicial, a retaguarda azulina também ostenta números consideráveis nessas quatro primeiras atuações, jogando pelo Alagoano e no Nordestão. A equipe foi vazada somente duas vezes, o melhor rendimento em cinco anos.
Agora, o desafio do time marujo é continuar realizando boas apresentações para conquistar grandes campanhas nesta temporada, onde tem como objetivos maiores o 40º título alagoano e o acesso à elite do futebol nacional. Porém, seu próximo desafio é pela Copa do Nordeste, onde encara o Confiança pela segunda rodada neste domingo (7).
* Sob supervisão da editoria de Esportes.