loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quinta-feira, 03/04/2025 | Ano | Nº 5936
Maceió, AL
25° Tempo
Home > Esportes

Esportes

Comissão de Árbitros afasta Francisco Carlos por 30 dias

Segundo Charles Hebert, presidente da CA-FAF, Chicão assinalou um pênalti inexistente e interferiu no resultado de CRB 2x1 Aliança, na 4ª

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Maceió, 12 de maio de 2021
Lance do jogo entre CRB X Aliança. Partida válida pela Semifinal do Campeonato Alagoano, Série A 2021, realizada no Estádio Rei Pelé em Maceió. Alagoas – Brasil.
Foto: Ailton Cruz
Maceió, 12 de maio de 2021 Lance do jogo entre CRB X Aliança. Partida válida pela Semifinal do Campeonato Alagoano, Série A 2021, realizada no Estádio Rei Pelé em Maceió. Alagoas – Brasil. Foto: Ailton Cruz -

Depois de marcar um pênalti inexistente em favor do CRB, na partida decisiva da volta da semifinal do Alagoano, entre CRB e Aliança, nessa quarta-feira (12), o árbitro central Francisco Carlos do Nascimento, o Chicão, foi afastado pela Comissão de Arbitragem (CA-FAF), pelo período de 30 dias. Segundo o presidente da comissão, Charles Hebert, o árbitro "interferiu diretamente no resultado, em um jogo considerado decisivo".

A penalidade, que foi contestada por vários integrantes da imprensa esportiva, torcedores e, sobretudo, por dirigentes do Aliança, nas redes sociais e até mesmo durante a transmissão do jogo, foi assinalada no 1º tempo, quando o Galo perdia por 1 a 0.

Os Analistas Estaduais de Arbitragem fizeram avaliação da atuação de Chicão, utilizando o aplicativo IAFUT (Aplicativo de Avaliação da Arbitragem), desenvolvido em Santa Catarina. Também foi analisada por meio das imagens do jogo, transmitidas ao vivo pela FAFTV.

A atuação de Chicão teve nota 6.6, é claro, abaixo de 7,0, nota mínima exigida aos árbitros e assistentes. "Quem recebe nota abaixo de 7 é afastado para Aprimoramento Técnico. No caso dele, afastamos pelo período de 30 dias, em virtude de o equívoco ter prejudicado uma das equipes, interferindo no placar e no resultado da partida. Podendo ter prejudicado a equipe, até mesmo, em uma possível classificação para a final do Campeonato Alagoano", justificou Charles Hebert, em conversa com a Gazeta de Alagoas.

Ele explicou, ainda, que Francisco Carlos foi afastado pelo Regulamento da Comissão e pelas notas aferidas pelo IAFUT. "Desde 2018 implantamos o Portal da Transparência da Arbitragem", concluiu o presidente da CA-FAF.

Segundo relatório da comissão, Chicão teve "Arbitragem regular. Interpretação equivocada de uma jogada na área penal. Interferência no placar/vencedor".

Vale lembrar que o CRB se classificou para a grande final do Estadual, contra o rival CSA, cujo primeiro jogo será no próximo sábado, às 17 horas, no Rei Pelé.

ESCALA

E por falar em decisão, na tarde dessa quinta-feira (13), foi divulgada a escala de arbitragem para este jogo de ida da final Alagoano 2021. Quem comanda a partida é o árbitro Rafael Carlos Salgueiro. Ele será auxiliado por Maxwell Rocha Silva e Wellington Thiago de Almeida. Márcio dos Santos Oliveira atuará como quarto árbitro e Cláudio Camilo da Silva será o analista de campo. E no domingo (16), no estádio da Ufal, às 16h, o árbitro José Ailton da Silva apita Aliança x CSE, em Maceió, na partida de ida da decisão de 3º e 4º lugares. Ele será auxiliado por Benilson dos Santos e Maria Fátima de Mendonça. Gustavo da Silva será o quarto árbitro e José Elias Santos Filho será o analista de campo.

* Sob supervisão da editoria de Cidades.

Relacionadas