Esportes
Conmebol escolhe Brasil para sediar Copa América
Após desistências de Colômbia e Argentina, torneio continental voltará a ser realizado em solo brasileiro após 2 anos
Na manhã dessa segunda-feira (31), a Conmebol confirmou através das redes sociais que a Copa América de 2021 será sediada pelo Brasil. O acordo foi firmado depois que a Argentina, através de um comunicado do Ministro do Interior daquele país, Wado de Pedro, confirmar que não teria condições de sediar o torneio pela piora da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Com aproximadamente 45 milhões de habitantes, a Argentina já registrou mais de 3,6 milhões de casos da doença e 76 mil mortes causadas pelo vírus.
“A Copa América de 2021 será disputada no Brasil. As datas de início e finalização do torneio estão confirmadas. As sedes e a tabela serão informadas pela Conmebol nas próximas horas”, disse a Confederação Sul-Americana de Futebol no Twitter. Também na rede social, o presidente da entidade, Alejandro Domínguez, agradeceu ao presidente Jair Bolsonaro e à CBF por “sediar o torneio de seleções mais antigo do mundo”.
A Copa América ocorrerá entre os dias 13 de junho e 10 de julho, com dez seleções divididas em dois grupos. Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai estão no Grupo A. Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela formam o Grupo B.
Especialistas criticaram a disputa no Brasil e avaliaram que os riscos incluem o aumento de viagens no país, importação de novas variantes e aumento da taxa de contágio.
ASA: Alvinegro segue em preparação no Estádio Municipal, para jogo decisivo
CRB vence a segunda consecutiva: Galo vence o Ceará fora de casa
Aliados colocam Rute Nezinho como opção para vice de Renan Filho ao governo
Justiça de Alagoas barra decreto da Câmara que rejeitou contas de Rui Palmeira
Com tentativas frustradas de unir a oposição, deputado do PL admite plano B ao governo
Marcelo Otsuka, infectologista e coordenador do Comitê de Infectologia Pediátrica da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), afirmou que neste momento não é ideal ter uma competição desse porte no país. “O Brasil tem um alto número de casos e ainda vive um platô de óbitos e números que ainda são alarmantes, próximos a duas mil mortes por dia”, lembrou.
O anúncio da disputa no Brasil causou reações dos governadores das cidades cotadas para receber o evento. Em meio à alta no número de casos de Covid-19, os Governos de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Minas Gerais e Rio Grande do Sul vetaram a competição. Já São Paulo, Bahia, Mato Grosso e Amazonas se colocaram à disposição.