Na noite dessa quarta feira (23), a administração do Estádio Jornalista Mário Filho (Maracanã) iniciou o processo de recuperação do gramado após a vitória do Flamengo contra o Fortaleza, pela Série A. O processo durará 17 dias.
A qualidade do gramado do estádio vem sendo criticada. Inclusive, pelo técnico do Flamengo, Rogério Ceni, que acusou “uma piorada” no estado do campo, na estreia do Rubro-Negro no Brasileiro, em 30 de maio.
Em nota, os gestores do Maracanã admitiram um “desgaste” do gramado, o que atribuíram às condições climáticas e excesso de jogos. “Só nos últimos oito dias, quatro partidas foram realizadas no estádio, sendo duas sob chuva muito intensa. O excesso de jogos é um problema que afeta qualquer campo no mundo inteiro. Ainda não há uma invenção natural nem tecnológica para evitar tamanho desgaste se não há tempo para recuperação. Trocas do gramado já são rotineiras e previstas no Maracanã, porém, a adequação ao calendário é que o vai determinar o cronograma final”, diz em nota.
Nesse período (17 dias) não haverá jogos de competições de clubes no local, já que o estádio estará sob gestão da Conmebol para a grande final da Copa América, em 10 de julho, às 21h.
E por falar em Copa América, a Conmebol multou o técnico Tite por ele ter feito críticas à organização da competição, ao dizer que a mesma foi organizada de maneira “atabalhoada”. O valor da multa é de 5 mil dólares (cerca de R$ 24,6 mil na cotação atual) e não cabe recurso contra a decisão.