loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
terça-feira, 01/07/2025 | Ano | Nº 6000
Maceió, AL
28° Tempo
Home > Esportes

Esportes

Zagallo: 90 anos e vida narrada em documentário

Velho Lobo completou idade nova nessa segunda (9) e teve documentário lançado no Youtube pela Fifa

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Alagoano Zagallo completou 90 anos nessa segunda-feira (9) e agora tem vida narrada em documentário da Fifa
Alagoano Zagallo completou 90 anos nessa segunda-feira (9) e agora tem vida narrada em documentário da Fifa -

Tetracampeão mundial como jogador, técnico e coordenador da Seleção Brasileira, o alagoano Mario Jorge Lobo Zagallo, o Velho Lobo, completou 90 anos de vida nessa segunda (9). Entre as homenagens ao ícone do futebol nacional, um documentário lançado ontem no Youtube pela Fifa, conta a trajetória de quase meio século de vínculo entre Zagallo com o escrete canarinho, seja como jogador ou no comando técnico.

A obra tem depoimentos de craques da bola dentro e fora de campo, como Pelé, Rivelino, Ronaldo Fenômeno, Carlos Alberto Parreira e o técnico português José Mourinho.

As celebrações pelos 90 anos do Velho Lobo começaram ainda nas primeiras horas de ontem (9). Afinal, a história de Zagallo e do futebol nacional estão interligadas há quase meio século. Antes mesmo de sonhar em vestir a amarelinha, Zagallo foi fisgado pela Seleção ao presenciar a derrota para o Uruguai, no Maracanã, na Copa do Mundo de 1950. Na ocasião, com 19 anos, ele era militar na Polícia do Exército e foi recrutado para trabalhar na segurança nas arquibancadas do estádio.

O desempenho no Flamengo, primeiro grande clube no qual Zagallo atuou como ponta esquerda, foi decisivo para ele ser convocado para a Seleção que conquistou o 2º título mundial para o país, na Copa da Suécia (1958). O Velho Lobo também levantou a taça Jules Rimet em 1962 (Chile). Depois, como técnico do Brasil, faturou a Copa do México (1970) e, em 1994, já como coordenador técnico da Seleção, foi tetra no Mundial nos EUA.

Em depoimento ao documentário da Fifa, Pelé ressaltou a importância de Zagallo para sua carreira: “Tenho de agradecer por tudo. Acho que 50% do que eu fiz pela seleção brasileira foi por culpa do Zagallo”.

O Botafogo, primeiro time treinado por Zagallo assim que se aposentou dos gramados, também homenageou o Velho Lobo nas redes sociais, bem como Corinthians, e Portuguesa.

“Minha paixão pela Seleção Brasileira começou mesmo antes que eu me tornasse jogador ou técnico. Eu já torcida pela Seleção. As coisas foram acontecendo. O verde e amarelo jamais saiu da minha cabeça”, disse Zagallo no documentário.

Relacionadas