Esportes
Jaco van Gass: do Afeganistão ao ouro paralímpico em Tóquio
Ex-paraquedista britânico celebra título no ciclismo dos Jogos de Tóquio 12 anos depois de quase morrer em confronto com o Talibã
Com direito a recorde mundial, o britânico Jaco van Gass faturou o ouro no ciclismo das Paralimpíadas de Tóquio na quinta (26). O ouro na prova de perseguição da classe C3 não passava na cabeça do ciclista há 12 anos, quando estava em combate no Afeganistão, país onde ele esteve em uma missão, foi atingido por uma granada do Talibã e perdeu parte do braço esquerdo.
“Neste exato momento, estou no topo. É a melhor coisa. É difícil colocar isso em perspectiva. Fiz coisas incríveis, e todos elas têm suas dificuldades. Hoje foi muito difícil”, disse o ciclista de 35 anos.
Nascido na África do Sul, Jaco mudou-se para o Reino Unido, aos 20 anos. Dois anos depois, tornou-se um paraquedista das Forças Armadas Britânicas e completou sua primeira missão no Afeganistão em 2008. Em 2009, voltou ao país. Foi quando aconteceu o confronto com o Talibã e ele foi atingido por uma granada lançada por um foguete e passou por 11 cirurgias.
O novo campeão paralímpico lamenta o atual cenário do Afeganistão, novamente tomado pelo Talibã.
Operação Ruptura: PC investiga organização criminosa em Coruripe
Instituto Federal de Alagoas abre curso de mídias sociais
Homem é baleado na cabeça após discussão em Arapiraca
Ex-policial militar é preso por golpes em Maceió
Davi Davino confirma convite para ser vice, mas rejeita: "Sou candidato ao Senado"
“É triste ver o que está acontecendo. Pessoalmente, não estou desapontado ou arrependido do que aconteceu comigo na questão pessoal. Eu tive que sair e fazer meu trabalho. Meus pensamentos vão para aqueles que pagaram o sacrifício final”, disse.
É a primeira participação do ciclista nas Paralimpíadas. Ele esteve em Londres/2012 como um torcedor. Foi quando se inspirou para iniciar sua caminhada no esporte paralímpico. Não conseguiu a classificação para a Rio/2016, mas agora conseguiu e já ganhou a 1ª medalha em Tóquio.
PROGRAMAÇÃO
As Paralimpíadas seguem, neste fim de semana, com a participação brasileira nas principais modalidades. Vale lembrar que o Brasil é uma das principais potências mundiais nas Paralimpíadas. E a expectativa é que o país novamente termine a competição no top 10 do quadro de medalhas do evento, como fez nas últimas três edições. A programação deste fim de semana tem:
28/08 (sábado) – 5h – revezamento misto 4x100m livre S14 (final) – Gabriel Bandeira, Felipe Caltran, Débora Carnero e Ana Karolina Soares; 5h – 100m livre S10 masculino (final) – Phelipe Rodrigues; 21h – 50m costas S3 feminino (eliminatória) – Edênia Garcia; e 21h – 100m peito SB14 masculino (eliminatória) – Gabriel Bandeira.
29/08 (domingo) – Finais – 5h – 50m costas S3 feminino (final) – Edênia Garcia; 5h – 100m peito SB14 masculino (final) – Gabriel Bandeira; 21h – 50m costas S5 masculino (eliminatória) – Daniel Dias; 21h – 100m livre S3 feminino (eliminatória) – Edênia Garcia; 21h – revezamento 4x100m livre masculino 34 pontos (eliminatória) – Phelipe Rodrigues, Ruiter Silva, Talisson Glock e Vanilton Nascimento.