Encerramento
Paralimpíada: Daniel Dias levará bandeira brasileira
Nadador se aposentou após os Jogos


Maior atleta da história paralímpica do país, Daniel Dias terá mais uma missão antes de desfrutar oficialmente da sua aposentadoria: ser o porta-bandeira do Brasil na cerimônia de encerramento dos Jogos de Tóquio, marcada para este domingo (5), às 8h (de Brasília).
Dono de 27 medalhas paralímpicas – sendo três delas conquistadas na capital japonesa – Daniel Dias levará a bandeira brasileira pela terceira vez.
O nadador foi o porta-bandeira no encerramento dos Jogos de Pequim, em 2008, e na abertura dos Jogos de Londres, em 2012.
O anúncio foi feito pelo presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Mizael Conrado, nesta sexta-feira, no Japão, em entrevista coletiva.
"O porta-bandeira do Brasil, como não poderia deixar de ser, é uma homenagem ao maior de toda a história, o maior atleta da natação paralímpica mundial. O porta-bandeira que conduzirá o pavilhão brasileiro será o Daniel Dias", falou o dirigente.
A apresentação final de Daniel Dias nas piscinas aconteceu na última quarta-feira (1), com o quarto lugar nos 50m livre.
Na capital japonesa, Daniel faturou três medalhas de bronze: nos 200m livre, nos 100m livre e no revezamento 4x50m livre misto 20 pontos.
O paulista nascido em Campinas anunciou em janeiro que as Paralimpíadas de Tóquio seriam o ponto final de sua jornada como atleta.
Explicou que a decisão se devia à sensação de dever cumprido e à vontade crescente de seguir outros projetos de carreira e de vida, como passar mais tempo com seus três filhos: Asaph, 7, Daniel, 5, e Hadassa, 2.
Daniel Dias é o 15º atleta mais premiado da história das Paralimpíadas e o sétimo da natação.
OURO NO GOALBALL
A seleção brasileira masculina conquistou a medalha de ouro inédita no goalball ao vencer a China por 7 a 2, na final das Paralimpíadas de Tóquio, na última sexta-feira (3).
Bicampeão mundial em 2014 e 2018, a equipe agora conseguiu a sua primeira consagração paralímpica.
O Brasil havia ido ao pódio das últimas edições das Paralimpíadas, conquistando uma prata e um bronze, e agora sairá coroado no Japão com uma medalha dourada no peito.