loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 25/06/2025 | Ano | Nº 5996
Maceió, AL
25° Tempo
Home > Esportes

Encerramento

Paralimpíada: Daniel Dias levará bandeira brasileira

Nadador se aposentou após os Jogos

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Daniel Dias será o porta-bandeira do Brasil
Daniel Dias será o porta-bandeira do Brasil -

Maior atleta da história paralímpica do país, Daniel Dias terá mais uma missão antes de desfrutar oficialmente da sua aposentadoria: ser o porta-bandeira do Brasil na cerimônia de encerramento dos Jogos de Tóquio, marcada para este domingo (5), às 8h (de Brasília).

Dono de 27 medalhas paralímpicas – sendo três delas conquistadas na capital japonesa – Daniel Dias levará a bandeira brasileira pela terceira vez.

O nadador foi o porta-bandeira no encerramento dos Jogos de Pequim, em 2008, e na abertura dos Jogos de Londres, em 2012.

O anúncio foi feito pelo presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Mizael Conrado, nesta sexta-feira, no Japão, em entrevista coletiva.

"O porta-bandeira do Brasil, como não poderia deixar de ser, é uma homenagem ao maior de toda a história, o maior atleta da natação paralímpica mundial. O porta-bandeira que conduzirá o pavilhão brasileiro será o Daniel Dias", falou o dirigente.

A apresentação final de Daniel Dias nas piscinas aconteceu na última quarta-feira (1), com o quarto lugar nos 50m livre.

Na capital japonesa, Daniel faturou três medalhas de bronze: nos 200m livre, nos 100m livre e no revezamento 4x50m livre misto 20 pontos.

O paulista nascido em Campinas anunciou em janeiro que as Paralimpíadas de Tóquio seriam o ponto final de sua jornada como atleta.

Explicou que a decisão se devia à sensação de dever cumprido e à vontade crescente de seguir outros projetos de carreira e de vida, como passar mais tempo com seus três filhos: Asaph, 7, Daniel, 5, e Hadassa, 2.

Daniel Dias é o 15º atleta mais premiado da história das Paralimpíadas e o sétimo da natação.

OURO NO GOALBALL

A seleção brasileira masculina conquistou a medalha de ouro inédita no goalball ao vencer a China por 7 a 2, na final das Paralimpíadas de Tóquio, na última sexta-feira (3).

Bicampeão mundial em 2014 e 2018, a equipe agora conseguiu a sua primeira consagração paralímpica.

O Brasil havia ido ao pódio das últimas edições das Paralimpíadas, conquistando uma prata e um bronze, e agora sairá coroado no Japão com uma medalha dourada no peito.

Relacionadas