app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5693
Esportes Iury Castilho ajudou o CSA em mais uma vitória na Série B, agora sobre o Londrina

CSA derruba probabilidade de rebaixamento para 2%

Agora com 32 pontos e ainda 14 jogos pela frente, o objetivo de permanecer na Série B se aproxima

Por Guilherme Magalhães e Rafael Reis | Edição do dia 21/09/2021 - Matéria atualizada em 21/09/2021 às 04h00

A vitória sobre o Londrina, no último sábado (18), tirou o CSA de uma sequência terrível de quatro jogos sem vencer na Série B. As quatro partidas anteriores tinham aproximado novamente o Azulão do grupo dos quatro piores, já que tinha feito apenas um ponto em 12 possíveis. Agora com 32 pontos e ainda 14 jogos pela frente, o objetivo de permanecer na Série B se aproxima.

Segundo o site Infobola, o Azulão do Mutange tem apenas 2% de chance de cair para a Série C do Campeonato Brasileiro. Hoje, os quatro clubes com as maiores probabilidades de rebaixamento são justamente os quatro últimos: Brasil de Pelotas, Confiança, Londrina e Vitória. A distância do CSA para o primeiro time do Z-4 é de oito pontos. Ou seja, pelo menos até a 27ª rodada, o clube alagoano está garantido fora de perigo.

Por força de comparação, os matemáticos da Universidade Federal de Minas Gerais também calculam uma porcentagem muito baixa para as chances do descenso azulino. Segundo o site, o clube tem apenas 2,2% de chance de cair. Ainda conforme o site, se um clube alcançar 44 pontos, a possibilidade de cair é de apenas 8%, logo, é bem improvável.

Em 2020, a nota de corte para o rebaixamento foi a mais baixa dos últimos anos, já que o Figueirense foi o 17º, com apenas 39 pontos e nove vitórias. Por curiosidade, o CSA já tem nove vitórias no atual Brasileirão.

A pontuação mais alta para se livrar foi em 2011, curiosamente, com outro alagoano. O ASA precisou fazer 48 pontos para ficar em 16º e não ser rebaixado, já que o Icasa fez 47 e, ainda assim, caiu para a Série C.

O cálculo atual, para deixar o clube do Mutange totalmente aliviado, é de mais quatro vitórias e um empate nas próximas 14 rodadas. A vitória sobre o Londrina foi tão importante que, inclusive, deu mais chances de acesso do que rebaixamento. Segundo o Infobola, o clube alagoano agora tem 3% de chance de subir nesta temporada.

E O DIDIRA?

Depois de dois anos fora, o ídolo Didira está de volta ao CSA. Ainda não há data definida para a reestreia com a camisa azulina, mas o experiente meia mostrou estar com fome de bola para ajudar o Azulão na missão da temporada.

“Vou trabalhar muito nestas próximas semanas para ajudar o CSA nesta sequência da Série B. A competição está em um nível alto, equilibrada, e tudo pode acontecer até o fim dela. Estou feliz com a possibilidade de poder contribuir com um clube que tenho tanto carinho. Vou me dedicar muito", afirmou o animado Didira.

Na próxima rodada, o Azulão recebe o Botafogo no Rei Pelé. Os cariocas vivem ótima fase na competição e passaram a brigar pela liderança. Didira, que já está regularizado, pode aparecer.

* Sob supervisão da editoria de Esportes.

Mais matérias
desta edição