Problema grave
Em má fase, defesa do CRB tem sofrido com jogadas aéreas
Galo segue com problemas na hora de se defender pelo alto e vivenciou, novamente, no empate de terça (26), contra o Coritiba


O CRB vive o seu pior momento na Série B do Brasileirão. Isso porque o clube já soma cinco partidas seguidas sem vencer, a pior sequência na atual edição. Além disso, são oito jogos sem vitória em casa. Entre muitos fatores, um que tem se tornado grave é a quantidade de gols via bola aérea que o clube vem sofrendo.
No empate dessa terça (26), contra o Coritiba, novamente o clube escancarou essa deficiência. Apesar de jogar melhor e, inclusive, ter marcado seu gol também pelo alto, não durou muito tempo com a vantagem. O Regatas tomou um gol de cabeça do atacante coxa-branca Igor Paixão, que tem apenas 1,68cm.
Não foi a primeira vez que o CRB sofreu dessa forma, especialmente, nas últimas partidas. Segundo o levantamento da Gazetaweb, o Galo sofreu sete gols oriundos de jogadas pelo alto, nas últimas 10 partidas. Sendo que no período, foram 10 gols sofridos, uma marca de um gol sofrido por jogo.
E não é para menos, os gols que levou por bolas levantadas vieram contra Vasco, Avaí, Náutico, Botafogo, Guarani, River do Piauí e Coritiba. Contando apenas esses jogos, foram duas vitórias, duas derrotas e três empates.
Segundo o índice do site Footstats, o CRB é o clube que mais leva cruzamentos certos no Campeonato Brasileiro. Foram, até aqui, 192 cruzamentos corretos contra a defesa do Regatas. Ainda segundo o site, Botafogo e Coritiba, respectivamente, são segundo e terceiro em cruzamentos mais certos na Série B. Coincidência ou não, nos confrontos diretos se beneficiaram da jogada.
Enquanto isso, o Galo é apenas o 15º, entre 20 equipes, que tem mais cruzamentos corretos. A marca ruim pelo alto tem se tornado comum nos jogos da equipe e, aparentemente, os adversários parecem ter notado a deficiência. O Coxa, por exemplo, durante os 90 minutos, tentou 20 cruzamentos na área regatiana. Dos 20, seis foram corretos e saiu um gol.
Inclusive, na sequência atual de cinco jogos sem vencer na Série B, tomou cinco gols, sendo três pelo alto. Por conta da fase ruim, as chances alvirrubras de acesso caíram para 32%, segundo o Infobola.
Para o alento do torcedor regatiano, a próxima rodada da Série B enfrentará a equipe que tem menos cruzamentos corretos nesta Segundona: o Sampaio Corrêa. Não apenas isso, ao lado do CRB, a Bolívia Querida é o time que mais sofre com cruzamentos em sua área. Antes do duelo contra os maranhenses, o Galo visita o Moto Club, sábado (30), pela Pré-Copa do Nordeste.
MARATONA
O clube regatiano tem tido pouco tempo para corrigir os erros defensivos, muito por conta da maratona que passou nesse final de outubro. Na última sequência, jogou quatro partidas no período de 10 dias. Na ocasião, teve apenas uma vitória. Para o duelo com o Moto, Allan terá apenas três dias de preparação.
* Sob supervisão da editoria de Esportes.