Orgulho
Alagoana é campeã mundial de Jiu-Jitsu
Atleta coleciona mais de 40 títulos entre os estaduais, nacionais e internacionais


A alagoana Nycolle Calheiros, 11 anos, foi campeã mundial de jiu-jitsu no campeonato World Youth Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi, no domingo (14). Foi a primeira vez dela nos Emirados Árabes, mas Nycolle já foi campeã mundial pela mesma federação em evento realizado no Brasil. Ela também é campeã alagoana, brasileira e sul-americana.
A paixão pelo esporte surgiu quando Nycolle ainda tinha 6 anos, após sofrer bullying na escola. Ela apanhava de outras crianças da turma e chegou a ser empurrada de cima de um pula-pula ao ponto de precisar engessar o pé. Os pais começaram a perceber que a menina estava com arranhões, manchas e machucados pelo corpo e começaram a desconfiar que tinha alguma coisa acontecendo. Foi aí que ela informou aos pais que estava sofrendo bullying.
“Eu era muito tímida na escola e acho que as crianças não gostavam de mim, sempre jogavam areia no meu cabelo e me davam muito beliscão e isso era muito ruim”, disse a atleta.
O pai dela, Raphael Calheiros, decidiu, então, levá-la para fazer uma aula experimental de defesa pessoal em uma academia de jiu-jitsu, como uma forma de encorajá-la. “Quando meu pai me levou para fazer a aula experimental eu acabei me apaixonando pelo jiu-jitsu e, desde então, nunca mais ninguém mexeu comigo”, disse Nycolle.
Desde os seis anos ela não parou, começou a treinar e se dedicar ao esporte, com isso os resultados vieram. A pequena atleta começou a participar de vários concursos e se destacar. Ela já participou de quatro campeonatos fora do país e coleciona mais de 40 títulos entre os estaduais, nacionais e internacionais.
“Pretendo continuar competindo nos campeonatos regionais, nacionais e internacionais. Quero muito ser faixa preta e conquistar todos meus sonhos”, finalizou Nycolle.
* Sob supervisão da editoria de Esportes.