Esportes
Ranking da Fifa: Brasil encosta na Bélgica
Seleção Brasileira diminuiu a diferença para os belgas, mas segue na segunda colocação


A Fifa atualizou, na tarde dessa sexta (19), o seu ranking, após a realização da Data Fifa de novembro, a última de 2021. A Seleção Brasileira, após vencer a Colômbia e empatar com a Argentina, diminuiu a diferença para a líder Bélgica, mas segue na segunda colocação. A diferença, agora, é de apenas 2,1 pontos, conforme a conta feita pela entidade. A França, que garantiu sua vaga na Copa do Mundo de 2022, completa o pódio, mantendo a terceira posição.
Quem perdeu duas colocações no ranking da Fifa foi a seleção italiana, que terá de disputar a repescagem das Eliminatórias da Europa, depois de empatar com Suíça e Irlanda do Norte. Da quarta posição a Itália passou para o sexto lugar, sendo ultrapassada por Inglaterra e Argentina – os “hermanos” fecham o top 5. Outras movimentações na parte de cima da tabela aconteceram graças a Dinamarca e Holanda, que completam o top 10 depois da queda do México para a 14ª posição.
Vale lembrar que os sete melhores colocados do ranking serão cabeças-de-chave do Mundial de 2022. Além deles, o Catar, anfitrião do torneio, também ocupará tal posto. Para estabelecer o ranking, a entidade máxima do futebol mantém o critério do algoritmo, considerando várias situações, como resultado do jogo, número de gols e tipo de partida. Amistosos realizados fora da data Fifa, por exemplo, equivalem a pontuação mínima de cinco pontos.