app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5693
Esportes Confederação Brasileira de Futebol deverá passar por eleição após polêmica com clubes

Justiça determina novas eleições na CBF

Nova assembleia deverá ser feita em 30 dias

Por Agência Brasil | Edição do dia 02/12/2021 - Matéria atualizada em 02/12/2021 às 04h00

A Justiça do Rio restabeleceu, nessa terça (30), os efeitos da decisão judicial que determinou a realização de novas eleições para a CBF. Por dois votos a um, a 19ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça foi favorável ao recurso de agravo interno interposto pelo Ministério Público do Rio de Janeiro. A ação civil pública demonstrou que a entidade desrespeitou a Lei Pelé, ao realizar assembleia para reforma estatutária sem respeitar a convocação obrigatória dos clubes das Séries A e B.

Efetivamente, tornam-se nulas as alterações que modificaram as regras eleitorais da entidade. Com isso uma nova assembleia deverá ser realizada, em um prazo de 30 dias, para a discussão desses assuntos. Além das 27 federações, terão de ser convocados os clubes da primeira e segunda divisão.

Para o MPRJ, a CBF realizou uma manobra para aprovar o novo estatuto, prevendo critério diferenciado de votos que impede os clubes de serem a maioria nas eleições. Segundo a ação, os clubes da Série B ganharam poder de voto (peso 1). Porém, uma cláusula passou a definir que nas assembleias cada voto das federações filiadas tem peso três. Já os votos dos clubes da Série A passaram a ter peso dois. Antes, todos tinham peso um.

De acordo com a ação, com a inclusão dos times da Série B, os clubes de futebol, poderiam alcançar maioria de votos, frente às federações e, assim, incrementar a participação na gestão do esporte.

Mais matérias
desta edição