app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5693
Esportes No total, Azulão do Mutange conseguiu 18 vitórias na Série B, sendo dez delas no segundo turno

Série B: CSA foi vice-campeão simbólico do segundo turno

Time de Mozart só ficou atrás do campeão Botafogo, na metade final do campeonato

Por Guilherme Magalhães | Edição do dia 03/12/2021 - Matéria atualizada em 03/12/2021 às 04h00

O acesso do CSA quase veio, ficando literalmente a alguns minutos de acontecer. Apesar disso, o time alagoano conseguiu terminar a Segundona no 5º lugar, com 60 pontos, uma campanha magnífica levando em consideração o primeiro turno bem abaixo. Porém, na reta final da Série B, o Azulão surpreendeu e terminou com o segundo lugar simbólico do returno.

A campanha azulina no segundo turno só foi superada pela do Botafogo, campeão da Série B 2021. Enquanto o Bota fez 41 pontos, o time marujo fez 34, com 10 vitórias, quatro empates e apenas cinco derrotas. A campanha, inclusive, deu 59,6% de aproveitamento nos 19 jogos finais. Esse aproveitamento, inclusive, se fosse revertido nas 38 rodadas, serviria para o CSA ser vice-campeão geral.

Um dos principais fatores para esta mudança foi a chegada do técnico Mozart, que assumiu o time na 22ª rodada, no empate de 0 a 0 com o Vila Nova. Foi o profissional que conquistou as 10 vitórias do returno, além de ter apenas três derrotas e outros quatro empates. Sendo responsável por 100% dos pontos conquistados.

Em termos comparação, dos 60 pontos conquistados pelo Azulão na Série B de 2021, mais da metade foi na era Mozart, ou seja, no segundo turno. Foram 34 na reta final, contra 28 nas primeiras 19 rodadas, onde, inclusive, o CSA frequentou a zona do rebaixamento. O crescimento do CSA de Mozart não foi à toa, já que junto dele, outros atletas também cresceram bastante de produção. A maior prova disso é o ataque, que no primeiro turno só marcou 20 gols, porém, nas 19 finais, foram feitos 28 gols. Esse crescimento se deu, também, quando Dellatorre desandou a marcar gols.

O camisa nove virou o turno com apenas três gols marcados, e conseguiu encerrar a competição com 12 gols, sendo o 4º no ranking de artilheiros da Série B. Ficou atrás apenas de Edu (17), Léo Gamalho (16) e Rafael Navarro (15).

A defesa foi o único quesito em que houve uma pequena piora, porém, pouco efetiva. No primeiro turno foram apenas 16 gols sofridos, contra 17 do segundo turno. Em termos de tabela, o CSA terminou a 19ª rodada em 10º lugar, quando no final do campeonato teve a proeza de ficar em quinto, pelo segundo ano seguido.

CASTILHO DE SAÍDA?

Um dos principais nomes na temporada azulina, o atacante Iury Castilho tem seu nome ventilado em outros clubes do futebol brasileiro, como Coritiba e Vasco da Gama.

Com o contrato de empréstimo com a Portimonense se encerrando em breve, ainda não se sabe o futuro do atleta. A Gazeta de Alagoas entrou em contato com o clube português, entretanto, não obteve resposta até o fechamento desta edição.

* Sob supervisão da editoria de Esportes.

Mais matérias
desta edição