Torcida presente
CSA obteve recordes de público no futebol de Alagoas em 2021
Azulão do Mutange foi o alagoano que mais teve vendas de ingressos no retorno do público aos estádios; foram mais de 25 mil


A temporada de 2021 marcou o retorno do público aos estádios de Alagoas. Quem mais se beneficiou disso foram os dois representantes alagoanos na Série B do Brasileiro. Porém, um tinha que vencer no quesito público e foi o CSA, que não apenas obteve os melhores números, mas também bateu o recorde de público do ano.
O fato aconteceu logo na última e mais importante rodada do Brasileirão. Com o Rei Pelé lotado, o Azulão goleou, sem piedade, o já rebaixado Brasil de Pelotas por 4 a 0. O resultado, porém, foi insuficiente para o clube subir para a Série A, só que ficou registrada como recorde de vendas de ingressos, com 6.376 bilhetes gerados.
Ao todo, em 2021, o Rei Pelé recebeu 16 partidas (incluindo CSA e CRB), sendo nove do time vermelho e outras sete do time azul. Dessas sete partidas em que foi mandante, o clube azulino conseguiu colocar cinco deles entre os dois melhores da temporada. Inclusive, o empate em 0 a 0 com o Confiança, no dia 12 de novembro, também rendeu os melhores números de vendas, com 5.600.
No total, contando os sete embates com a presença de público, o CSA arrecadou 25.253 vendas totais. Lembrando que o pior deles, os 691 contra o Botafogo, foi o duelo que marcou o retorno de torcedores alagoanos aos estádios e as vendas só foram iniciadas um dia antes do jogo.
GRANDES PERDAS
Com uma boa temporada, é natural que jogadores em fim de contrato sintam a necessidade de uma valorização. Porém, o CSA decidiu não fazer loucuras financeiras e acabou perdendo peças importantes do time titular. No ataque, duas dessas perdas serão muito sentidas pelo time.
O centroavante Dellatorre e o ponta Iury Castilho foram fundamentais para a volta por cima do Azulão na Série B. Após um início ruim, ajudaram o Azulão a alcançar a 5ª colocação na tabela e ver o acesso escapar nos últimos minutos da competição.
A importância dos dois se reflete nos números da dupla. Ao todo, participaram ativamente de 27 gols da equipe na Segundona dos 48 totais marcados. Mais da metade do poderio ofensivo. Mais precisamente, 56,25% de participação da dupla.
Dellatorre foi o artilheiro da equipe, com 12 gols na competição, e Iury Castilho vem logo em seguida, com 10 tentos. Já na parte das assistências, Castilho foi o destaque. Jogando pelos lados do campo, serviu quatro assistências na Série B, enquanto Dellatorre anotou um passe pra gol.
Para 2022, Dellatorre irá disputar a Série A do Brasileirão. O artilheiro acertou com o Atlético-GO. Já Iury Castilho ainda não tem futuro definido, mas está encaminhado para um acerto com o Ceará. Ele também despertou o interesse de Vasco e Coritiba, mas deve mesmo desembarcar em Fortaleza.
* Sob supervisão da editoria de Esportes.