app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Esportes CSA e CRB farão o Clássico das Multidões na terceira rodada do Campeonato Alagoano 2022

Campeonato Alagoano começa nesta quinta, com Aliança x CSA

As duas equipes se enfrentam em partida única da 1ª rodada, no Estádio Rei Pelé, às 20 horas, com mando de campo do Tricolor

Por Guilherme Magalhães | Edição do dia 15/01/2022 - Matéria atualizada em 15/01/2022 às 04h00

Finalmente está chegando a hora! O Campeonato Alagoano está de volta! Nesta quinta-feira (20) tem início o torneio mais importante do futebol alagoano, que será disputado pela 92ª vez. Na edição de 2022, oito clubes irão disputar o caneco de campeão. Além disso, o campeão terá direito a uma vaga na Copa do Nordeste de 2023.

O primeiro jogo da competição estadual já tem data e hora marcadas. Desportivo Aliança e CSA se enfrentam, em partida única da rodada de estreia, no Estádio Rei Pelé, às 20 horas de quinta-feira (20), com mando de campo do Tricolor.

COMO SERÁ

O torneio será disputado em duas fases. Na primeira, oito clubes se enfrentam, em turno único, os quatro primeiros se classificam para a fase de mata-mata, enquanto o lanterna será rebaixado para a Segunda Divisão de 2023.

As chaves das semifinais seguirão o famigerado cruzamento olímpico. Desta forma, o 1º enfrentará o 4º colocado, enquanto o 2º duela com o 3º.

O atual campeão, CSA, estará ao lado de CRB, CSE, ASA, Murici, Cruzeiro de Arapiraca, Jaciobá e Desportivo Aliança na disputa pelo troféu. São quatro campeões estaduais na disputa, além de representantes de cinco cidades alagoanas diferentes (Maceió, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Murici e Pão de Açúcar).

Além do duelo entre Aliança e CSA, a primeira rodada ainda contemplará mais três partidas. Em Maceió, o CRB recebe o Murici, também no Rei Pelé, mas na quarta (26). No interior, Cruzeiro e CSE se encaram em Arapiraca, no dia 23, e o ASA visita o Jaciobá, no Juca Sampaio, no dia 22.

CLÁSSICOS

Com o acesso do Cruzeiro, os clássicos serão destaque na edição de 2022. Logo na terceira rodada haverá o confronto entre CSA e CRB, possivelmente o primeiro Clássico das Multidões desta temporada, previsto para o dia 2 de fevereiro. E não haverá descanso, porque na quarta rodada o Azulão visitará o ASA, em Arapiraca.

CSE e ASA fazem o Clássico do Interior na quinta rodada. Na sexta, o Fantasma encara o CRB, em Maceió, mas ainda encerra a fase de classificação contra o Cruzeiro, realizando, assim, o Derby Arapiraquense.

Em 2021, CRB, CSA, CSE e Desportivo Aliança, respectivamente, conseguiram se classificar para a fase semifinal do campeonato. Uma novidade nesta próxima edição é que não existirá a vantagem de resultados iguais nas semis. Ou seja, caso haja um empate no placar agregado, os clubes classificados decidirão o finalista nos pênaltis.

Segundo o atual regulamento do campeonato, os classificados alagoanos para a Copa do Brasil de 2023 serão o campeão, o vice e o vencedor da Seletiva para a Copa do Brasil. A vaga da Série D será definida pelo melhor classificado que não tenha uma divisão nacional.

* Sob supervisão da editoria de Esportes.

Mais matérias
desta edição