O domingo (30) de futebol no Rei Pelé foi de festa para a torcida do CSA, que viu seu time vencer o Botafogo-PB, por 3 a 0, pela Copa do Nordeste. Porém, uma preocupação ficou visível e foi alvo de denúncias pelo público que foi à praça esportiva. Torcedores detectaram que algumas partes do Estádio Rei Pelé estão em mau estado de conservação.
Eles denunciaram e registraram rachaduras nas paredes do estádio, além de corrimãos soltos em sua base, por conta da ferrugem nas grandes arquibancadas. Pedaços do reboco da cobertura do estádio estavam soltos, deixando à mostra algumas vigas.
Outro local do Trapichão que preocupou os torcedores foi na marquise das arquibancadas ao lado do placar eletrônico, onde uma parte do reboco do beiral entre as bancadas caiu durante a partida, segundo relato de torcedores azulinos. Tal setor está interditado, desde o início da pandemia, para a realização de obras.
No acesso às arquibancadas altas, logo após a rampa, a passagem está sustentada por andaimes e estruturas metálicas, evidenciados em imagens feitas pelos torcedores.
Em 2021, quando os estados começaram a se adequar para a volta das torcidas em um mundo pós-Covid, o Rei Pelé estava parcialmente interditado pela Justiça, por irregularidades que colocariam os torcedores em risco, em que laudos fornecidos contavam com “informações dúbias”.
Mas segundo o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Charles Hebert, o Estádio Rei Pelé está em dia com os laudos necessários para seu funcionamento e recebimento de público. Ele postou ainda, em suas redes sociais, que o Trapichão é “um dos poucos estádios do Brasil que tem Laudo de Estabilidade Estrutural”. E afirmou, também, que não há riscos para os torcedores nas áreas liberadas.
O assunto foi comentado nas redes sociais. No Instagram, a torcida Azulcrinadas protestou: “Ah, tá escorado, não cai não!! Isso é só uma parte da situação atual do nosso querido estádio de futebol. Único do Estado que comporta uma grande quantidade de torcedores e com o passar dos anos, vem sofrendo com o descaso e falta de interesse do governo e seus respectivos responsáveis para fazer toda manutenção da estrutura de forma responsável e correta”. E mais: “Tá feio, viu @renanfilho15?? Vão esperar acontecer uma tragédia ou simplesmente voltar a dispensar o público porque o estádio não está em condições estruturais para receber o torcedor? Estamos de olho e estaremos cobrando. Não entramos no estádio de graça!!”.
O torcedor Fábio postou: “Isso é uma vergonha onde passamos 2 anos nessa pandemia e sem torcedor no estádio nisso não fizeram nada na reforma”. A torcedora de nome Yasmin reclamou e publicou, também na mesma página: “Desgoverno de Alagoas parabéns aos envolvidos. Que Deus proteja nós que frequentamos porque se depender desses caras fica difícil”.
* Sob supervisão da editoria de Esportes.