A Federação Russa de Futebol entrou, nessa terça (8), com um pedido no Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) contra a suspensão recebida por seus clubes e seleções em competições internacionais. A punição partiu da Fifa e da Uefa e acontece por conta da invasão militar à Ucrânia. Na semana passada, a Federação já havia adiantado que abriria um processo contra as duas entidades para exigir que suas equipes voltem a disputar os torneios.
Nessa terça (8), o TAS confirmou o recebimento do recurso e disse que espera anunciar uma decisão nos próximos dias. A decisão, por exemplo, tira os russos da Copa do Mundo do Qatar, no fim do ano, já que a seleção não poderia jogar a repescagem das Eliminatórias europeias — havia jogo marcado para 24 de março, em campo neutro, mas a rival Polônia avisou que não entraria em campo. Inclusive, foi anunciado que a Polônia já foi oficialmente classificada para a final da repescagem, após o corte russo.
O vencedor dessa partida enfrentaria Suécia ou Tchéquia na próxima rodada, mas ambos os países também já haviam avisado que não jogariam contra os russos. Ou seja, o vencedor encarará os poloneses, na última fase da repescagem europeia. De acordo com o TAS, o apelo russo contra Fifa e Uefa também envolve as federações polonesa, sueca e tcheca de futebol, além de várias outras federações nacionais na Europa.