Esportes
Al Rihla, bola da Copa do Mundo, é lançada
Predominantemente branco, o produto apresenta listras vermelhas e azuis, além de tons dourados


A Fifa divulgou na manhã dessa quarta-feira (30) a bola que será utilizada na Copa do Mundo do Catar, no final deste ano, batizada de "Al Rihla" ("A jornada", em árabe). Predominantemente branco, o produto apresenta listras vermelhas e azuis, além de tons dourados e o logotipo da Adidas, fornecedora de material esportivo que produziu a bola.
Al Rihla sucede as bolas, "Telstar 18", utilizada na Rússia, em 2018, a "Brazuca", do Mundial do Brasil, em 2014, e a "Jabulani", na África do Sul, em 2010.
Segundo a Fifa, a nova bola permite "as trajetórias mais rápidas já registradas e contribuirá para o ritmo e a qualidade das partidas".
Al Rihla é a 14ª bola consecutiva feita para a competição pela empresa alemã, que promete maior velocidade e estabilidade que as antecessoras durante a trajetória no ar. A estrela do Mundial tem base branca, cobertura de poliuretano texturizada e 20 gomos – características que, segundo a empresa, proporcionam melhor precisão e estabilidade de voo. Além disso, seu design é inspirado na "cultura, arquitetura, barcos tradicionais e bandeira do Catar", segundo a entidade.
Al Rihla estreará em um campo especialmente criado para o evento de lançamento no Catar antes de ser doada para o Challenge Riyad, clube campeão da primeira liga de futebol feminino da Arábia Saudita.
A Copa do Mundo do Catar será realizada de 21 de novembro a 18 de dezembro, deste ano. Já nesta sexta (31), acontece o sorteio que definirá os grupos do torneio, às 13 h (de Brasília).