Esportes
CLUBES SE REÚNEM E NEGOCIAM ADESÃO À LIBRA
CSA e CRB estiveram na reunião no Rio de Janeiro


Vinte e cinco clubes das Séries A e B se reuniram na manhã dessa segunda (16), no Rio de Janeiro, por três horas, e chegaram a um consenso sobre a divisão de receitas de transmissão que consideram ideal para adesão a uma liga que organize o Campeonato Brasileiro. CSA e CRB estiveram na reunião.
A etapa seguinte é conversar diretamente com os integrantes da Liga do Futebol Brasileiro (Libra) entidade que já tem dez clubes, e buscar um acordo para que todos os times das Séries A e B possam aderir em breve.
A ideia dos clubes que foram à reunião é que o rateio seja: 45% igualitários, 30% proporcionais ao resultado esportivo e 25% equivalentes à audiência, presença em estádio e engajamento em redes sociais.
O maior impasse é definir os critérios do engajamento, considerados subjetivos. Os clubes acham que há muitos fatores externos que podem interferir nesse caso e que precisam de indicadores objetivos. Para isso, foi criada uma comissão com seis clubes e um representante da Associação Nacional de Clubes de Futebol (ANFC), que representa um bloco de times da Série B.
Além de CSA e CRB, estiveram na reunião: América-MG, Atlético-GO, Avaí, Ceará, Athletico-PR, Atlético-MG, Coritiba, Cuiabá, Juventude, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Chapecoense, Brusque, Náutico, Criciúma, Guarani, Londrina, Operário, Sampaio Corrêa, Sport e Vila Nova. O Grêmio não enviou representante, pois jogou à noite contra o Ituano, pela Série B, mas pediu dados da reunião para se posicionar.
Este grupo negociará com a Libra, que tem a adesão de Botafogo, Flamengo, Vasco, Corinthians, Palmeiras, Santos, São Paulo, Bragantino, Cruzeiro e Ponte Preta.