loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sábado, 25/07/2026 | Ano | Nº 6274
Maceió, AL
25° Tempo
Logo Gazeta de Alagoas Logo Gazeta de Alagoas
Home > Esportes

Esportes

TIME INDÍGENA DENUNCIA DISCRIMINAÇÃO EM TORNEIO

Competição é realizada com o apoio da Prefeitura de Feira Grande, interior de Alagoas

Ouvir
Compartilhar
Indígenas de Feira Grande denunciam que SC Internacional sofreu discriminação étnico-racial em campeonato
Indígenas de Feira Grande denunciam que SC Internacional sofreu discriminação étnico-racial em campeonato -

O campeonato de futebol realizado com o apoio da Prefeitura de Feira Grande que deveria promover o esporte e integrar os moradores da comunidade acabou com uma denúncia de discriminação étnico-racial. A denúncia foi feita por lideranças da tribo Tingui Botó ao Ministério Público Federal (Procuradoria da República em Arapiraca).

Conforme a denúncia, o SC Internacional, time que os representa, foi prejudicado após uma quebra de acordo firmado com os organizadores da competição. Por conta das tradições culturais e religiosas, o time não pode jogar nos dias de recolhimento. Sendo assim, os jogos da equipe que coincidirem com as datas tradicionais seriam automaticamente remarcados.

“Isso foi respeitado até um certo momento. Mas, na última rodada da semifinal, eles marcaram num momento em que não poderíamos participar e o time foi desclassificado. Por isso estamos denunciado discriminação racial, por não respeitarem nossa cultura”, disse o cineasta, escritor e escritor Marcelo Tingui.

Segundo detalhes da denúncia o time disputou os jogos de classificação normalmente, até o início de abril. Em maio o torneio chegou à semifinal, sendo que o primeiro jogo ocorreu no dia 1º, na comunidade Olho d’Água, e foi vencido pelo time indígena: 1x0. Na data prevista para o jogo de volta (8 de maio), em terras indígenas, um dos atletas do time adversário estava lesionado e, em comum acordo, a partida foi adiada.

Shorts Youtube
Play
Joalheiria é alvo de assalto em plena luz do dia em Teotônio Vilela

Joalheiria é alvo de assalto em plena luz do dia em Teotônio Vilela

Play
Prefeitura remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara

Prefeitura remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara

Play
Operação prende suspeito de tráfico de drogas em Arapiraca

Operação prende suspeito de tráfico de drogas em Arapiraca

Play
Polícia inicia 6ª fase da Operação Cerco Fechado

Polícia inicia 6ª fase da Operação Cerco Fechado

Play
Ação da Semsc remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara

Ação da Semsc remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara

No ofício enviando pela equipe, o duelo só poderia ocorrer após o período de 9 a 14 de maio, mas já nesses dias os atletas do Internacional não poderiam atuar por questões ligadas às suas tradições. O dia escolhido foi domingo passado (15), em campo neutro, no Estádio Municipal.

Mas, segundo Tingui, no dia em que a partida seria disputada, os organizadores ligados à Secretaria de Esporte de Feira Grande informaram à arbitragem que o Internacional havia desistido do jogo e que a partida seria decidida por WO, mesmo com os atletas presentes ao local.

A Gazeta de Alagoas procurou a Prefeitura de Feira Grande, mas nos contatos com o prefeito, Flávio Apóstolo, não obteve resposta até o fechamento desta edição.

Relacionadas