app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5695
Esportes WJCOPA40 - RJ - 23/06/2021 - COPA AMÉRICA / BRASIL X COLÔMBIA / RIO DE JANEIRO / ENGENHÃO - ESPORTES OE - Neymar, do Brasil, durante lance da disputa entre Brasil e Colômbia, válida pela 4a rodada da Copa América, realizado no Estádio Nilton Santos (Engenhão) na noite desta quarta-feira, 23. Foto: WILTON JUNIOR / ESTADAO

COPA DE 2022 TERÁ 26 ATLETAS POR SELEÇÃO

Fifa anunciou a mudança para o torneio mundial no Qatar

Por Lance! | Edição do dia 24/06/2022 - Matéria atualizada em 24/06/2022 às 04h00

Agora é oficial: a Copa do Mundo de 2022 terá 26 jogadores por seleção. A Fifa anunciou a mudança para o torneio, que até a última edição tinha apenas 23 convocados. A mudança já era esperada, mas só nessa quinta (23) foi confirmada pela entidade em comunicado oficial.

Além da possibilidade de três novos atletas, o Mundial do Qatar terá também 15 jogadores no banco de reservas. Esta novidade, porém, precisou de aprovação da International Board (Ifab), responsável pelas regras do jogo, que foi alterada. Além dos 15 substitutos, a Fifa comunicou que somente 11 integrantes da comissão técnica (sendo um deles obrigatoriamente um médico) poderão ficar no banco durante as partidas.

Outra novidade divulgada pela Fifa é o aumento da pré-lista de convocados para a Copa. Antes, as seleções tinham a obrigação de enviar 35 nomes. Para o Mundial do Qatar, a pré-lista passou para 55 nomes.

A Fifa também determinou a data limite para que os jogadores convocados façam seu último jogo por clubes. Conforme a entidade, 23 dos 26 atletas terão até o dia 13 de novembro para atuar em suas ligas. No dia 1º de abril, no Congresso da Fifa em Doha, técnicos de seleções confirmadas na Copa 2022 falaram sobre o tema e se mostraram favoráveis às mudanças.

As 5 substituições, que passaram a ser adotadas com a volta do futebol em meio à pandemia da Covid, também estão mantidas. As mudanças seguem valendo apenas em 3 paralisações. Caso haja prorrogação, mais uma janela será aberta.

Mais matérias
desta edição