
CLUBES RUSSOS SEGUEM FORA DAS COMPETIÇÕES
TAS os apelos da Federação Russa de Futebol (FUR) e dos clubes CSKA Moscou, Zenit, FC Sochi e Dínamo Moscou contra a Fifa e a Uefa
Por Lance! e Metrópoles | Edição do dia 16/07/2022 - Matéria atualizada em 16/07/2022 às 04h00
O Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) rejeitou nessa sexta (15) os apelos da Federação Russa de Futebol (FUR) e dos clubes CSKA Moscou, Zenit, FC Sochi e Dínamo Moscou contra a Fifa e a Uefa. O processo contra as duas entidades foi aberto após a exclusão de todos os times das competições europeias de futebol.
Devido ao conflito geopolítico entre Rússia e Ucrânia, a Fifa determinou que a Rússia não jogaria a repescagem das Eliminatórias da Copa do Mundo e, consequentemente, não teria chance de disputar o Mundial do Qatar. Na seleção feminina, a Rússia perdeu a vaga para jogar a Eurocopa.
Após o início da guerra, a Uefa determinou a exclusão do Spartak Moscou da disputa da Liga Europa. O clube russo era o único do país vivo em uma competição do velho continente, mas saiu por W.O. sem enfrentar o RB Leipzig.
Por conta da manutenção da suspensão de clubes russos, o Zenit, CSKA Moscou, FC Sochi e Dínamo Moscou que se classificariam para as competições da Uefa via Campeonato Russo não estarão aptos para as competições (Champions, Liga Europa e Conference League).
Em resposta, a federação de futebol russa disse que “discorda da decisão da CAS e reserva o direito de continuar protegendo seus próprios interesses”. A entidade indicou que seguirá tentando reverter as decisões da Fifa e da Uefa, possivelmente na Suprema Corte da Suíça, que tem poder para alterar decisões da CAS.