A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu, na tarde desta segunda-feira (1º), as datas dos jogos pelas oitavas de final da Série D do Campeonato Brasileiro. Com isso, o ASA já sabe quando enfrentará o Rio Branco. A primeira partida está confirmada para este domingo (7), às 19 horas (de Brasília), no Estádio Florestão, na capital acriana.
A volta, por sua vez, será na semana seguinte, dia 14, também um domingo, no Estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca, às 16 horas. O Gigante conseguiu o direito de fazer o jogo de volta em Arapiraca, por conta da campanha geral, somando todas as fases anteriores.
O Estrelão é velho conhecido do torcedor alvinegro, já que foi o adversário no jogo do acesso para a Série B, em 2009. Nesta Série D, o time acriano eliminou o Pacajus, nos pênaltis. Naquela temporada, as duas equipes se encontraram nas quartas de final da Série C. E o cenário era parecido com o atual: dois jogos, em mata-mata, porém, a decisão foi na capital acriana.
Após um empate por 1 a 1, em Arapiraca. Na volta, aconteceu a intitulada “Batalha do Acre”, e acabou empatada por 2 a 2. Edson Veneno abriu o placar para o Gigante, mas Ley empatou para o Alvirrubro. O artilheiro Nena fez o 2 a 1. Na etapa final, Hendrick empatou novamente para os donos da casa. Entretanto, ainda existia a vantagem do gol fora e o ASA avançou. Vale lembrar que, naquela partida, o Fantasma ainda teve Paulão e Paulo Foiani expulsos.
Agora, a história é totalmente diferente, apesar das boas lembranças. Além de ser uma divisão diferente, os times chegam em uma fase muito boa e com o sonho de chegar à Série C. O Alvinegro, inclusive, já garantiu a sua melhor campanha na história da Série D.
Como avançou para as oitavas, estará entre os 16 melhores, no mínimo. Sua melhor campanha havia sido em 2019, quando caiu na segunda fase, contra o Itabaiana. Nos outros anos (2018 e 2021), acabou sendo eliminado ainda na fase de grupos. Até hoje, a melhor campanha de um alagoano na Série D foi do CSA, em 2016, quando foi vice-campeão.
* Sob supervisão da editoria de Esportes.