app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Esportes Atletas estarão na Praia de Pajuçara, para competir em mais uma edição do Ironman 70.3

IRONMAN 70.3 MACEIÓ TEM LARGADA DA PROVA PRINCIPAL NESTE DOMINGO

Já neste sábado (6), evento será para a categoria Kids; atletas terão provas de corrida, natação e ciclismo

Por Fernanda Medeiros e Raphael Alves | Edição do dia 06/08/2022 - Matéria atualizada em 06/08/2022 às 04h00

A largada do BBA IRONMAN 70.3 Maceió será dada neste domingo (7), às 6 horas, quando os atletas terão o desafio de completar os 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21,2 km de corrida no menos tempo possível.

A história do BBA IRONMAN 70.3 Maceió é bem recente. Iniciou em 2017 e, desde a sua estreia, destacou-se como uma das melhores do circuito mundial, consolidando a capital alagoana como uma das sedes mais desejadas pelos triatletas do mundo.

HOMENAGEM

Isso é fruto de uma parceria de sucesso entre a Unlimited Sports, empresa responsável pela organização das provas do Circuito IRONMAN no País. E, para reforçar este trabalho conjunto e também como forma de reconhecimento da importância do evento para Maceió, o CEO da organizadora da prova, o ex-triatleta Carlos Galvão, foi homenageado pela Câmara Municipal de Maceió, nessa sexta-feira (5), com o título de Cidadão Honorário de Maceió.

A proposição foi do vereador Eduardo Canuto e teve a aprovação unânime dos demais vereadores. A Sessão Solene aconteceu na sede do Legislativo Municipal.

“O amigo Carlos Galvão é um cara fantástico, de humildade incrível e de uma grande capacidade de empreendedorismo. Maceió ganha muito por sediar o evento, que proporciona mais oportunidades de trabalho, geração de renda e impostos”, disse Eduardo Canuto.

E ele acrescentou: “A parceria com a Unlimited Sports e o IRONMAN fazem com que a capital alagoana fique ainda mais conhecida por suas belezas e por seu povo hospitaleiro. Por tudo isso, é um orgulho gigantesco tê-lo com cidadão honorário de Maceió”.

AGRADECIMENTO

Já Carlos Galvão, agradeceu a homenagem e ressaltou a importância da parceria. “Trata-se de um evento fundamental para todos e que só é possível graças a este empenho mútuo. A realização da etapa é importante para o fortalecimento do esporte na região e, por sua vez, proporciona muitos benefícios para a comunidade e para o turismo local. Sinto-me honrado com essa homenagem, pois Maceió nos acolhe, desde o primeiro momento, com muito carinho. Do nosso lado, é continuar trabalhando para que a prova melhore a cada edição”, destacou.

Vale lembrar que Carlos Galvão foi triatleta de alto rendimento, já tendo disputado nove IronMan, mas nos últimos tempos andava meio afastado da água e do asfalto. No entanto, tal afastamento foi encerrado em 2019, quando voltou a competir no 70.3.

CALENDÁRIO

A competição integra o calendário Ironman no Brasil desde 2017 e, logo na estreia, já se destacou no cenário internacional ao ser eleita uma das melhores etapas do circuito mundial. Venceu nas categorias “Melhor Local” e “Qual prova estaria no próximo ano”, segundo avaliação dos próprios competidores, em pesquisa feita pela World Triathlon Corporation.

A etapa, neste ano, classificará 30 competidores das diferentes faixas etárias para o IRONMAN 70.3 World Championship 2023, que será realizado nos dias 26 e 27 de agosto de 2023, na cidade de Lahti, na Finlândia.

Depois de passar por Maceió, o evento terá mais duas etapas: no dia 11 de setembro, em São Paulo, na Cidade Universitária de São Paulo (USP), e no dia 6 de novembro, em Fortaleza (CE), na Praia de Iracema.

IRONKIDS

Antes deste domingo, porém, será dada a largada para o IRONKIDS, competição que integra a programação do evento principal. Destinado a jovens de 2 a 12 anos, o IronKids tem cerca de 200 inscritos, que já confirmaram sua presença na edição que tem como objetivo levar a prática esportiva como uma lição divertida e com frutos para colher no futuro.

As crianças são divididas em três principais categorias, com percursos adequados para cada faixa etária. Além disso, a competição será feita em um espaço fechado, com acompanhamento profissional, garantindo toda segurança aos jovens atletas. Os percursos terão: 200 m (2 a 5 anos), 400 m (6 a 9 anos) a 600 m (10 a 12 anos).

A competição infantil terá sua programação iniciada às 9h30, na pista montada em frente à arena de competição, localizada na Avenida Dr. Antônio Gouveia, 925, no bairro de Pajuçara.

* Sob supervisão da editoria de Esport es.

Mais matérias
desta edição