Atletas alagoanos – um total de 24 – que fazem parte da Associação dos Faixas Pretas (AFPA) disputaram a Copa Aracaju de Judô e conquistaram 20 medalhas, sendo nove de ouro, cinco de prata e seis de bronze. A competição, realizada no último fim de semana, teve mais de 500 inscritos, das categorias Sub-11 ao Máster, incluindo atletas de Alagoas, Bahia, Sergipe, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba, além da presença de 30 clubes.
Dos 24 atletas de Alagoas que estiveram no evento, cinco fazem parte do Polo Teotônio Vilela-AL, que vem ganhando destaque no cenário alagoano. Vale ressaltar que em Aracaju-SE, o Estado conquistou o vice-campeonato no masculino e o 3º lugar geral, sendo a AFPA o clube mais bem classificado da Federação Alagoana de Judô (FAJU).
Para o presidente da AFPA, Weydner Wellisson, os resultados dos atletas são frutos do trabalho feito em conjunto com os pais. “A importância da participação deles é enorme, pois ajuda no crescimento dos atletas. Nós ensinamos a parte técnica e os pais complementam com maestria, orientando, acalmando e dando aquela força especial”, disse.
Outros atletas da AFPA que participaram da Copa Aracaju estão, inclusive, sendo preparados para o Brasileiro de Judô, que ocorrerá nos dias 15 e 16 deste mês, em Curitiba-PR. São eles: Gabriel Melo, Richard Augusto e Carlos Sandes. Os jovens irão na categoria Sub-13. “Acredito que venham mais medalhas para Alagoas. Estou confiante no desempenho dos atletas”, revelou Wellisson, que na capital sergipana formou a equipe de professores da AFPA com Diego Silva, Wbiratan Fernandes e Jenieire Maria.