
BRASILEIRO PASSA A TER ‘G8’ APÓS TÍTULO DO FLA
São Paulo, atual oitavo colocado da Série A, é o principal beneficiado com o título
Por ESPN | Edição do dia 31/10/2022 - Matéria atualizada em 31/10/2022 às 04h00
O título do Flamengo na Conmebol Libertadores, conquistado nesse sábado (29), com a vitória por 1 a 0 sobre o Athletico-PR, garantiu que o Campeonato Brasileiro terá um "G8".
Atual terceiro colocado do Brasileirão, o Flamengo garantiu uma vaga direta na Libertadores de 2023 com o título. Com isso, uma nova vaga extra se abriu para quem disputa o torneio nacional.
Em condições normais, os quatro primeiros colocados do Campeonato Brasileiro se classificam de forma direta para a fase de grupos da Libertadores, enquanto o 5º e o 6º vão para a fase prévia. Como o Flamengo já garantiu uma vaga direta pelo título desse sábado, isso aumenta a distribuição até o 7º colocado.
A questão, porém, é que o Flamengo também foi o vencedor da Copa do Brasil, que também lhe garantiu uma vaga direta à Libertadores. Com isso, uma nova vaga foi aberta via Brasileirão, fazendo com que até o 8º colocado esteja na competição continental em 2023. No momento, quem se beneficia são Atlético-MG (7º) e São Paulo (8º).
Caso o Flamengo termine o Brasileirão entre os quatro primeiros, o 5º colocado terá uma vaga direta à fase de grupos. Se o Rubro-Negro ficar em 5º, os quatro primeiros vão para a fase de grupos e os times de 7º até 8º para a pré.
A Copa Sul-Americana também terá um aumento no seu número de equipes. Em moldes normais, do 7º até o 12º colocado ganham a vaga na competição. Porém, como virou G8, os 13º e 14º colocados, respectivamente, irão para Sula.