app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5710
Esportes Dirigentes da FAF e dos clubes definiram as normas do Alagoano e da Copa Alagoas 2023

COM MESMA FÓRMULA DE 2022, ALAGOANO DE 2023 INICIA DIA 11 DE JANEIRO

Conselho Arbitral foi realizado na manhã dessa terça-feira (1º) e também definiu os novos moldes da Copa Alagoas do ano que vem

Por Guilherme Magalhães | Edição do dia 02/11/2022 - Matéria atualizada em 02/11/2022 às 04h00

Na manhã dessa terça-feira (1º), dirigentes dos clubes alagoanos e da Federação Alagoana de Futebol (FAF) se reuniram para o Conselho Arbitral do Alagoano e da Copa Alagoas de 2023. Após um longo encontro, ficou definido que o Estadual seguirá a mesma fórmula de 2022, com oito times se enfrentando em turno único, além de a segunda fase ser realizada em mata-mata. O evento ocorreu no Five Sports Bar, no Maceió Shopping, bairro Mangabeiras, em Maceió. 

O início do Estadual está programado para o dia 11 de janeiro, cerca de uma semana após a 1ª fase da Copa do Nordeste. O campeonato iniciará um pouco mais cedo por conta da Copa do Mundo, que adiantou algumas datas. 

O evento contou com as presenças do presidente da FAF, Felipe Feijó, além do diretor de competições Luciano Sampaio, e Charles Hebert, da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude de Alagoas (Selaj). 

Os participantes da próxima edição do Alagoano são: ASA, CRB, CSA, Murici, CSE, Cruzeiro, Desportivo Aliança e Coruripe. Todos os clubes irão se enfrentar na 1ª fase, apenas uma vez. Os quatro primeiros avançam para as semifinais, as quais serão realizadas em duas partidas, assim como a grande final. O critério de rebaixamento também foi mantido. Com isso, o lanterna da 1ª fase estará rebaixado. 

A grande diferença para 2023 é que não haverá mais a disputa pelo 3º lugar. Assim, serão economizadas duas datas. A Seletiva para a Copa do Brasil segue normalmente. Os times chegaram a votar para a volta do benefício dos resultados iguais no mata-mata, entretanto, após votação entre os dirigentes, a ideia foi negada. 

Sem a disputa para o 3º lugar, ganhará este título o time com mais pontos somados em todas as fases. Este time disputará a terceira vaga na Copa do Brasil contra o campeão da Copa Alagoas. 

Por conta das campanhas neste ano, CRB, CSA, ASA e Murici farão quatro jogos como mandantes na 1ª fase de 2023, enquanto CSE, Cruzeiro e Aliança serão mandantes três vezes. 

OS CLÁSSICOS 

Como haverá apenas um turno na 1ª fase, os clássicos envolvendo ASA, CRB e CSA tiveram seus mandos de campo dirigidos, para que nenhuma equipe mantenha algum tipo de vantagem. Por isso, o Galo será mandante contra o Azulão. Porém, o clássico ASA x CRB será em Arapiraca. 

COPA ALAGOAS 

A FAF também anunciou que a Copa Alagoas terá a participação dos times da Segunda Divisão. Além disso, o CSA confirmou sua presença, provavelmente com um time alternativo. Ou seja, além das equipes da elite, Zumbi, Jaciobá, Penedense, FF Nova Cruz, CEO, Miguelense e Dínamo estarão na Copa AL. Mais detalhes sobre o torneio devem ser divulgados até esta sexta (4). Entretanto, o formato segue o mesmo, com dois grupos divididos igualmente.

* Sob supervisão da editoria de Esportes.

Mais matérias
desta edição