Esportes
Com surpresas e 1º jogo, copa do catar começa neste domingo
Grande festa do futebol será iniciada com muita música, cerimônia e partida entre Catar e Equador
A Copa do Mundo 2022 está batendo à porta e, neste domingão (20), o Catar vai começar a receber grandes jogos nos gramados de seus estádios modernos e caríssimos. Mas, antes de a bola rolar para os jogos do Mundial, vai haver uma cerimônia especial de abertura para o torneio, com apresentações e show musicais.
O diretor criativo do evento, Marco Balich, afirma à agência de notícias Associated Press que prepara um show de 30 minutos antes da partida entre Catar e Equador, neste domingo (20), no estilo das Olimpíadas.
“O comitê supremo queria criar um verdadeiro espetáculo, ao qual a Fifa não está acostumada. A Fifa e o comitê supremo perceberam quanto esforço estava sendo feito para criar a cerimônia e pela primeira vez algo que não é apenas alguém cantando antes do jogo de abertura”, disse o diretor.
Marco Balich tem longa experiência em cerimônias de aberturas de Jogos Olímpicos, com os jogos de inverno em 2002, 2006 e 2014 e as Olimpíadas de verão de 2016, no Rio de Janeiro, e 2020, em Tóquio.
Operação Ruptura: PC investiga organização criminosa em Coruripe
Instituto Federal de Alagoas abre curso de mídias sociais
Homem é baleado na cabeça após discussão em Arapiraca
Ex-policial militar é preso por golpes em Maceió
Davi Davino confirma convite para ser vice, mas rejeita: "Sou candidato ao Senado"
Balich ainda concluiu: “Não posso estragar a surpresa, mas com certeza haverá atenção e respostas para todas as questões que estão sendo debatidas no momento. Não se trata de agradar o Ocidente, mas de ser a plataforma na qual a Ásia e o mundo ocidental podem se encontrar confortavelmente. Acho que se terá respostas para todas as críticas e questões que foram levantadas”.
Com o início da Copa do Mundo 2022 cada vez mais próximo, seleções e torcedores estão nos preparativos finais para a maior competição futebolística do planeta. Durante quase um mês, 32 seleções vão disputar o título mundial e encher os torcedores de grandes jogos.
O Brasil vai em busca de seu sexto título, enquanto a atual campeã França tenta ser tricampeã. Argentina, Inglaterra, Espanha e outras potências também tentam assumir o protagonismo nos gramados do Catar.
Grandes artistas da música mundial já se juntaram à atrações locais em cerimônias de abertura da Copa do Mundo, e, para 2022, isso não deve ser diferente. A Fifa ainda não anunciou oficialmente todas as atrações, mas algumas já estão garantidas para as apresentações que vão acontecer logo antes de a bola rolar para Catar x Equador.
Como vai ser?
A cerimônia de abertura da Copa do Mundo, tradicionalmente, acontece um pouco antes do pontapé inicial do primeiro jogo do Mundial. Desta forma, deve deve começar por volta das 12h (de Brasília), uma hora antes do início do jogo entre Catar e Equador.
As apresentações vão acontecer em um palco montado no próprio gramado estádio Al Bayt, que sedia a primeira partida da Copa.
A cerimônia de abertura da Copa do Mundo, além de performances de dança e música, incluindo da cultura local, ainda terá grandes atrações de repercussão mundial.
Até o momento, estão confirmados shows de Jung Kook, membro da banda BTS, da estrela de Bollywood Nora Fatehi e do cantor americano Lil Baby, que devem cantar o hino oficial da Copa do Mundo, The World Is Yours To Take.
Além deles, a imprensa especula a participação da banda Black Eyed Peas, com a formação quase original, sem Fergie. A formação completa a de BTS e o artista nigeriano Kizz Daniel também aparecem entre as possibilidades.
Onde assistir?
A primeira partida da Copa do Mundo será disputada pelo anfitrião Catar e Equador, neste domingo (20). O jogo começará às 13h (de Brasília), logo depois da cerimônia de abertura, no próprio estádio Al Bayt.
Assim como o jogo, a cerimônia de abertura será transmitida pelos canais do Grupo Globo, incluindo a própria TV Globo, em canal aberto, e SporTV, no canal por assinatura. Além disso, o streamer Casimiro, que terá direto de transmissão do Mundial, também exibirá as apresentações em seu canal no YouTube.
Os grupos
Grupo A
Catar, Equador, Senegal e Holanda.
Grupo B
Inglaterra, Irã, Estados Unidos e País de Gales.
Grupo C
Argentina, Arábia Saudita, México e Polônia.
Grupo D
França, Austrália, Dinamarca e Tunísia.
Grupo E
Espanha, Costa Rica, Alemanha e Japão.
Grupo F
Bélgica, Canadá, Marrocos e Croácia.
Grupo G
Brasil, Sérvia, Suíça e Camarões.
Grupo H
Portugal, Gana, Uruguai e Coreia do Sul