Esportes
Brasil deve ter time mais ofensivo para estreia contra Sérvia
Em provável escalação, técnico Tite abre mão do volante Fred para escalar Vinícius Jr. no ataque, junto com Raphinha e Richarlison


O mistério continua, torcida brasileira. Nessa terça-feira (22), no Grand Hamad Stadium, a Seleção treinou mais uma vez em preparação para a estreia na Copa do Mundo do Catar, que será nesta quinta (24), contra a Sérvia, às 16 horas (de Brasília), no Lusail Stadium. Mas acontece que Tite fechou a atividade para a imprensa e ninguém viu o trabalho.
Na penúltima sessão de treinamentos antes de fazer seu primeiro jogo no Mundial, o Brasil manteve o mistério que tem sido desenhado nesses últimos meses sobre o time titular. Vini Jr. ou Fred? Pelo jeito essa pergunta não será respondida até esta quarta-feira, na coletiva oficial da Fifa, quando Tite deverá ser questionado sobre isso.
Foi a primeira vez desde o início dos trabalhos, em Turim, na Itália, que o treinador fechou uma atividade de forma completa, sem acesso nenhum da imprensa. O máximo que havia sido feito foi abrir apenas 15 a 20 minutos do treino e depois pedir para a imprensa deixar o local ou desligar as câmeras.
Apesar desse mistério e dessa blindagem, uma foto do treino de segunda-feira acabou vazando nas redes sociais. Nela, Vini Jr. estava no time titular, enquanto Fred treinava entre os reservas. A autoria da imagem seria de um dos visitantes, que não foi revelado.
Uma provável equipe para enfrentar a Sérvia é: Alisson; Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Alex Sandro; Casemiro, Lucas Paquetá e Neymar; Raphinha, Vini Jr. (Fred) e Richarlison.
O Brasil ainda terá mais um treino antes da estreia, nesta quarta-feira (23), às 12 horas (horário de Brasília), também no Grand Hamad Stadium, logo após a entrevista coletiva oficial, que acontece no Centro de Mídia da Copa do Mundo a partir das 9h30 (de Brasília).
Capita na zaga
A Seleção Brasileira definiu quem será o seu capitão durante a disputa da Copa do Mundo do Catar: o zagueiro Thiago Silva, de 39 anos, que está em seu quarto Mundial e é um dos mais experientes entre os convocados. Com isso, não haverá o rodízio de capitães.
Mesmo que Thiago tenha sido capitão nos últimos dois amistosos contra Gana e Tunísia, ainda havia uma dúvida sobre quem seria o escolhido para portar a braçadeira. Daniel Alves, que é o mais velho do grupo, poderia ameaçar a posição do zagueiro, mas ele não deve ser titular, já que Danilo ocupa a função de lateral direito e Dani ficará no banco.
Em 2018, quando disputou sua primeira Copa no comando da Seleção, Tite optou por fazer um rodízio de capitães. Tanto é que Thiago Silva, Miranda e Marcelo revezaram a faixa nos cinco jogos em que o Brasil esteve em campo durante a competição na Rússia.
Thiago foi o capitão da Seleção Brasileira durante a Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Com isso, ele vai para sua terceira Copa com pelo menos um jogo portando a braçadeira. Ao todo, são 48 jogos do zagueiro como capitão do Brasil somando todas as partidas.